O governo do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), entregará, neste mês de maio, um aparelho de ressonância magnética para a região do Vale do Juruá. Com investimento de quase R$ 7 milhões, o equipamento beneficiará toda a regional, incluindo os municípios adjacentes.
A ressonância magnética é um dos métodos mais avançados de diagnóstico por imagem disponíveis na medicina atual. Utilizando campos magnéticos e ondas de radiofrequência, esse exame é capaz de fornecer imagens detalhadas e em alta resolução de diversas estruturas do corpo humano.
A gestora da Sesacre no Juruá, Diani Carvalho, ratifica a importância da aquisição para a regional, ao inferir que os investimentos em saúde pública estadual podem ajudar a fortalecer a infraestrutura de saúde, preparando-a para responder eficazmente a emergências e surtos de doenças.
“Este equipamento facilitará o acesso a exames avançados. A máquina de ressonância magnética pode ajudar na detecção precoce de doenças, aumentando as chances de um prognóstico favorável e reduzindo custos a longo prazo para o sistema de saúde”, afirma Diani.
É importante sublinhar que os usuários precisavam deslocar-se até Rio Branco para realização do exame. Com a entrega do novo dispositivo, que está prevista para o dia 24 de maio, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) terão mais comodidade para a realização do exame.
O Estado, ao direcionar recursos para hospitais, centros de saúde, programas de prevenção e campanhas de vacinação, garante acesso equitativo aos cuidados de saúde e à qualidade dos serviços oferecidos.