Uma comitiva acreana formada por políticos e empresários participaram, neste sábado, 16, no Peru, da inauguração do complexo portuário de Chancay, que será, em alguns anos, o maior porto comercial da América do Sul.
Construído pela China, o megaempreendimento integra o que ficou conhecida como a nova rota da seda, uma grande rede de infraestrutura global para impulsionar o fluxo comercial e de investimentos intercontinentais por meio de rotas terrestres e marítimas.
Participaram o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PL), o senador Sérgio Petecão (PSD), o deputado estadual Afonso Fernandes (PL), a diretoria da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), representantes do setor produtivo, entre outros.
Localizado a 70 quilômetros ao norte da capital peruana Lima, o Porto Chancay levou oito anos para ter sua primeira fase concluída, contando com investimentos totais estimados em R$ 19,7 bilhões.
O porto ocupa cerca de 118 hectares, tem 18 metros de profundidade e um túnel com 2 km de comprimento para o transporte de carga. A estrutura suporta 250 carretas simultâneas e está pronta para receber, por exemplo, 1,5 milhão de containers e 6 milhões de toneladas de grãos por ano.
O presidente da Acisa, Marcelo Moura, esteve na inauguração do complexo portuário e destacou a grandiosidade da estrutura, além da importância do porto para movimentar a economia do Acre, que, na visão do empresário, passará a ser a porta de entrada para o Brasil, dada a proximidade do estado com o empreendimento.
A GAZETA DO ACRE