Lula cria programa de energia limpa no Minha Casa, Minha Vida

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instituiu nesta 2ª feira (1º.jul.2024) o Programa Energia Limpa no MCMV (Minha Casa, Minha Vida). Segundo o decreto publicado no DOU (Diário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) instituiu nesta 2ª feira (1º.jul.2024) o Programa Energia Limpa no MCMV (Minha Casa, Minha Vida). Segundo o decreto publicado no DOU (Diário Oficial da União), o objetivo é promover a implantação de geração de energia elétrica renovável.

As famílias que se encaixam na faixa 1 do programa habitacional e que recebem até R$ 2.640 terão prioridade na instalação dos serviços para diminuir os gastos com energia elétrica. Leia a íntegra do decreto (PDF – 112 kB).

O programa será gerenciado pelo Ministério das Cidades, que poderá incluir outros beneficiários, a depender da viabilidade econômica e social. A partir de dezembro de 2025, os condomínios do MCMV que tiverem o certificado do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) –classificação que avalia o desempenho energético de um prédio–, poderão ser priorizados.

Os investimentos poderão ser feitos com recursos orçamentários como fundos de investimento, emendas parlamentares e operações de crédito.

A contratação dos investimentos será determinada por ato conjunto do Ministério de Minas e Energia e do Ministério das Cidades. Serão responsáveis por definir metas anuais de contratação, de maneira que minimize o impacto nos demais consumidores do setor elétrico brasileiro.

Já o custeio da infraestrutura de distribuição de energia elétrica até as casas beneficiadas ficará por conta das concessionárias e distribuidoras.

O programa também permite a venda do excedente de energia elétrica. Conforme o decreto, este será destinado prioritariamente à compensação de unidades consumidoras beneficiárias. Depois, podem ser adquiridos pela distribuidora ou comercializados com órgãos públicos.

A receita da venda poderá ser utilizada para pagar o valor mínimo de fatura cobrada dos beneficiários do programa.

Por Agência Brasil 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

As equipes conquistaram a melhor colocação entre os representantes do Acre e também da Região Norte.
A estrada serve como importante via de acesso aos ramais Badejo de Cima e Badejo do Meio.
Esta será a décima onda polar de 2025 e provocará a quarta friagem do ano no estado.

Renato Cavalcante de Figueiredo, policial civil do Acre flagrado com mais de 57 quilos de cocaína em janeiro de 2023, na BR-364, em Ji-Paraná (RO), foi oficialmente demitido do cargo

De acordo com o ministério, das 250 vagas ofertadas em todo o Brasil, 42 foram destinadas à Região Norte, sendo uma delas para Cruzeiro do Sul.
A Prefeitura também está realizando serviços de raspagem e recuperação dos ramais Praia Grande, Badejo de Cima, Tiro ao Alvo e Escondido.
A polícia investiga se o veículo tem ligação com outros crimes ocorridos recentemente na cidade, incluindo um assalto a uma churrascaria.

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) anunciou, nesta segunda-feira (23), a liberação de R$ 3,6 milhões em recursos para a compra de maquinários que irão reforçar a infraestrutura agrícola e impulsionar

Não existem mais publicações para exibir.