Juruá 24 horas

Novenário 2024 em Cruzeiro do Sul traz novidades e inicia com barqueata

Faltando apenas 10 dias para o início do tradicional novenário em homenagem a Nossa Senhora da Glória, os preparativos estão a todo vapor em Cruzeiro do Sul. O evento, considerado a maior festa religiosa do Acre, acontecerá de 5 a 15 de agosto e traz algumas novidades para os fiéis.

Fernanda Cordeiro, coordenadora do novenário, destacou as principais inovações deste ano. “Nós vamos dar ênfase na nossa parte religiosa, tão importante para a nossa região. A procissão dos navegantes será a abertura do nosso novenário, seguida pela segunda caminhada da juventude, que sairá da rotatória de Rodrigues Alves até a catedral. Também teremos a procissão das crianças, onde elas serão protagonistas dessa caminhada,” explicou Fernanda.

A programação religiosa incluirá novenas diárias homenageando diversas classes da sociedade e municípios da diocese de Cruzeiro do Sul, com celebrações e missas. A partir do dia 8 de agosto, inicia-se a parte social do evento na Praça Orlei Cameli.

Uma das grandes novidades deste ano é a realização de uma barqueata, a procissão dos navegantes, que abrirá a festa com as embarcações saindo de uma comunidade ribeirinha até o principal porto da cidade. “Este ano estamos abrindo o novenário com essa categoria importante para a nossa região, que são os pescadores. Eles estão atuando na organização, construindo junto conosco esse momento de acolhida da imagem de Nossa Senhora da Glória pelas águas do Rio Juruá,” afirmou Janete Ponce, coordenadora das procissões.

Janete também destacou a necessidade de inscrições para participar da barqueata. “Pedimos para que as pessoas que desejam participar nos barcos façam sua inscrição na Secretaria da Paróquia. Quem tiver seu colete, já pode trazer, mas teremos coletes disponíveis. Crianças podem participar, logicamente. É um momento que vai acolher todos.”

O comandante da Agência Fluvial da Marinha em Cruzeiro do Sul, capitão Wadson Nascimento Pereira, reforçou a importância das medidas de segurança para as embarcações. “As embarcações devem estar inscritas na Marinha do Brasil e devidamente habilitadas. Elas precisam ter as condições mínimas de segurança, como extintores de incêndio, boias salva-vidas e coletes salva-vidas. Por isso cobramos essas inscrições, para garantir a segurança de todos os participantes,” destacou o comandante.

O Novenário 2024 promete ser um evento marcante, unindo fé, tradição e segurança para todos os participantes.

jurua24horas

Sair da versão mobile