Juruá 24 horas

O vestibular indígena da UnB retorna ao Acre após sete anos de sua primeira realização

Após sete anos de sua primeira realização,  o vestibular indígena da Universidade de Brasília (UnB) retorna ao Acre, e realizará sua prova em Cruzeiro do Sul.  As inscrições estão abertas até o dia 4 de novembro e são gratuitas, podendo ser feitas pelo site do Cebraspe.  No total, serão ofertadas 240 vagas em mais de 50 cursos de graduação para o ingresso nos primeiros e segundos semestres de 2025.

Esse evento educacional é uma iniciativa que visa ampliar as oportunidades de acesso à educação superior para os povos indígenas, especialmente em um estado como o Acre, que abriga 16 etnias diferentes. A realização do vestibular é uma extensão do Acordo de Cooperação Técnica nº002, firmado entre a UnB e a Fundação Nacional do Índio (Funai), em 2015. 


O vestibular é exclusivo para candidatos indígenas que tenham cursado ou estejam cursando o ensino médio de forma integral em escolas da rede pública. Para os que estudaram em instituições particulares, é necessária a comprovação de que a formação foi realizada com bolsa de estudos integral ou parcial de, no mínimo 50%. É Importante destacar que os candidatos que já concluíram um curso superior não podem participar  da seleção.

A criação desse vestibular reflete a luta de organizações defensores dos direitos indígenas, que perceberam a importância de trazer essa oportunidade para o Acre. A iniciativa não só facilita o acesso à educação, mas também visa garantir o apoio necessário para que os estudantes indígenas possam se manter e se destacar na universidade.

A conquista desse evento no estado é um passo significativo para promover a inclusão e a diversidade na educação superior,  resultado da luta do movimento indígena local e do apoio de estudantes indígenas da UnB, contribuindo para a valorização das culturas indígenas e a formação de novos líderes comunitários.

Para fazer a inscrição, leia o edital e acesse:

https://www.cebraspe.org.br/vestibulares/vestunb_24_1_indigena

Redação Juruá24horas 

Sair da versão mobile