Ícone do site Juruá 24 horas

Onda de frio atinge Acre e derruba temperaturas no estado

A forte onda de frio que avança sobre o Brasil chegou ao Acre neste domingo (30), trazendo uma queda significativa nas temperaturas. De acordo com o Climatempo, a mínima para esta segunda-feira (1º) deve atingir 16ºC no estado, que normalmente enfrenta temperaturas acima dos 30ºC. No domingo, o Brasil registrou a menor temperatura do ano, com -7,2°C em Urupema, Santa Catarina.

Esta é a quarta friagem do ano no Acre. A onda de frio é mais intensa nos estados do Sul, parte de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. O período de frio intenso deve perdurar até a próxima terça-feira (2), rompendo uma sequência de dias quentes que persistiu no país desde 5 de maio, especialmente na faixa central.

Segundo o Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), além do aumento de nebulosidade neste domingo, há possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas ao longo da tarde, devido ao fluxo de umidade transportado dos setores norte da Amazônia.

Na região oeste do estado, o tempo varia entre nublado e parcialmente nublado. Nas demais áreas, a previsão é de nebulosidade variando entre parcialmente nublado e nublado.

O Acre já sente os impactos de uma seca antecipada. A falta de chuvas e o baixo nível dos rios levaram o governo estadual a decretar situação de emergência no dia 11 de junho. Em Rio Branco, o nível do Rio Acre está abaixo dos dois metros, enquanto em Cruzeiro do Sul, a cota do Rio Juruá é a menor dos últimos cinco anos para o mês de junho.

O decreto nº 11.492, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), é válido para os 22 municípios acreanos e considera dados que “apontam que os rios do Estado tendem a apresentar cotas mínimas inferiores às cotas baixas de alerta e alerta máximo nos próximos meses”.

Sair da versão mobile