Ícone do site Juruá 24 horas

Ônibus Lilás da Semulher realiza atendimentos judiciais e psicológicos no centro de Cruzeiro do Sul

A partir desta quinta-feira (21), durante três dias, o Ônibus Lilás, unidade móvel da pasta que oferece serviços essenciais para atender e amparar mulheres que enfrentam situações de violência doméstica, estará estacionado no centro da cidade de Cruzeiro do Sul. Essa iniciativa é realizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher). 

A ação busca aproximar os serviços públicos de quem mais precisa, garantindo acolhimento e orientação de forma acessível e humanizada. No local, são disponibilizados atendimentos com profissionais especializados, como assistentes sociais, psicólogos e advogados, preparados para oferecer suporte integral às vítimas. O atendimento é gratuito e confidencial. O serviço estará disponível até sábado, 23, das 8h às 14h, e qualquer mulher que necessite de ajuda ou orientação pode procurar o serviço.

A Semulher explica que o projeto tem como objetivo ampliar o acesso aos direitos das mulheres, promovendo assim, a escuta ativa, o suporte emocional e orientações sobre medidas legais e redes de proteção. Além dos atendimentos, os servidores da pasta também estão distribuindo materiais informativos, que esclarecem como identificar sinais de violência e buscar ajuda.

“Sabemos que muitas mulheres não têm acesso fácil a esses serviços, seja por questões geográficas, econômicas ou sociais. Trazer o ônibus para a comunidade é uma forma de romper barreiras e mostrar que elas não estão sozinhas”, destacou a coordenadora regional da Semulher no Juruá, Lis Carvalho.

Assim, o governo do Acre está intensificando os esforços para combater a violência contra a mulher, por meio de políticas públicas que promovam acolhimento, proteção e conscientização. Entre as ações, destacam-se a ampliação da rede de atendimento às vítimas, com delegacias especializadas, casas de abrigo e serviços itinerantes, como o Ônibus Lilás.

“Governo e prefeitura são parceiros e estão atuando rotineiramente no combate à violência contra as mulheres; o reflexo disso é que estamos há dois anos sem feminicídio no município”, destacou a primeira-dama de Cruzeiro do Sul, Lurdinha Lima.

Além disso, as campanhas educativas realizadas nesse período buscam conscientizar a sociedade sobre a importância da denúncia e da prevenção, enquanto programas de capacitação ajudam mulheres em situação de violência a reconstruir suas vidas, promovendo autonomia financeira e emocional.

Dessa maneira, a atuação do governo busca constantemente melhorar a segurança e ajudar as mulheres que passam por diversos tipos de violências, e que não sabem que medidas tomar. Ligue para a polícia e denuncie.

Por Agência de notícias do Acre 

Sair da versão mobile