Na manhã desta terça-feira (19), o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com a Polícia Militar, realizou a operação Chave Mestra, que tem como objetivo combater o crime organizado. A operação cumpriu nove mandados de prisão e 14 de busca e apreensão em Rio Branco, Sena Madureira, Plácido de Castro e na Paraíba.
Nomeada como “Chave Mestra”, a operação faz referência ao desdobramento das investigações que iniciaram após a apreensão do celular de um integrante de uma facção criminosa. O conteúdo do aparelho revelou informações sobre a atuação da organização, permitindo a identificação de novos integrantes e a expansão das investigações, que iam além das fronteiras do estado do Acre.
Um dos líderes da facção foi detido na Paraíba, cidade em que estava residindo. Durante o cumprimento de outro mandado de busca e apreensão, um dos suspeitos foi preso em flagrante por obstrução da Justiça, ou seja, por quebrar o próprio celular na tentativa de impedir o acesso ao conteúdo e dificultar as investigações.
Assim, a operação contou com o envolvimento de promotores de Justiça do Gaeco e a colaboração de mais de 50 policiais militares. A operação conjunta entre os policiais militares do Acre permitiu a prisão dos suspeitos.
Redação Jurua24horas