Inicia nesta segunda-feira, 1º, a primeira etapa de circulação que levará o espetáculo solo teatral “Carcinoma”, da Cia Visse e Versa, aos municípios de Porto Walter, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó. A proposta artística e emocionalmente impactante leva a experiência pessoal do câncer de mama da atriz e diretora teatral, Claudia Toledo, para as comunidades locais, incluindo escolas, universidade e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A primeira etapa de apresentações acontece, entre os dias 1º e 5 de abril, em Porto Walter, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul. A segunda etapa do projeto acontece entre os dias 07 e 10 de junho, em Tarauacá e Feijó, durante a programação do Festival de Teatro FETAC em Cena, em parceria com a Federação de Teatro do Acre. A entrada é franca ao público geral e a agenda de apresentações também pode ser acompanhada pela página @cia.visseversa, no Instagram.
Financiado pelo edital Funcultura da Fundação de Cultura Elias Mansour (Fem), o projeto “Circuito Teatral Carcinoma no Vale do Juruá, Tarauacá-Envira” pretende sensibilizar as comunidades, por meio da arte, sobre um tema tão relevante para a sociedade como o câncer de mama, enfatizando sobre como o diálogo da campanha Outubro Rosa deve ser compartilhado no dia a dia.
*”Ver as coisas de um ângulo diferente daquele que se está habituada…”*
Durante o tratamento contra o câncer de mama, Claudia encontrou refúgio nas palavras, e registrou as situações, sensações e relações que permearam esse desafio. Assim nasce a dramaturgia do espetáculo “Carcinoma”, escrita como que em um diário poético, uma obra que surge de forma espontânea e genuína, fruto da experiência real vivida. A criação artística é o instrumento utilizado pela atriz como forma de cura, consciência e necessidade de expor através do teatro, todo um processo vivenciado, trazendo para a cena um assunto de grande importância.
A obra transcende os limites do teatro e busca não apenas conscientizar, mas também inspirar e encorajar aquelas que enfrentam essa realidade, trazendo à tona a importância dos cuidados preventivos e destacando a necessidade de diálogo e apoio em relação ao câncer de mama. Carcinoma é uma obra artística, que mostra que é possível fazer a transversalidade com a saúde colocando o público em estado de êxtase, reflexão social e poética do tema trazido pelo espetáculo.
“Carcinoma é um testemunho de superação, de transformação, cura, e de amor pela arte, onde a poesia se entrelaça com a realidade, e onde a força da arte nos convida a mergulharmos em nossas próprias emoções, nos conectarmos com a essência da vida, e encontrarmos beleza mesmo nas situações mais difíceis”, relata a atriz Claudia Toledo.
*Ficha Técnica*
O espetáculo tem atuação, dramaturgia e figurino de Claudia Toledo; direção artística e cenografia de Nonato Tavares; assistência de direção, criação de iluminação, operação de som e produção de Lenine Alencar; criação sonora e direção musical de Diogo Soares; consultoria de figurino e design gráfico de Agatha Lima; efeitos sonoros de Pedro Cruz (Rabeca) e Mestre Matraca (Atabaque); mixagem e masterização de Rislei Moreira; e assistência de produção de Sacha Alencar.
*Confira a programação desta temporada do espetáculo Carcinoma:*
Porto Walter – Dia 01.04.24
9h – Centro Cultural
Mâncio Lima – Dia 03.04.24
16h – Escola Antônio do Oliveira Dantas
Rodrigues Alves – Dia 04.04.24
9h – Escola Francisco Braga
Cruzeiro do Sul – Dia 05.04.24
9h – UPA
13h – Escola Craveiro Costa
Tarauacá e Feijó – De 07 a 10.06.24
Festival FETAC em Cena
Foto: Elias Oliveira