Ícone do site Juruá 24 horas

Palestra aborda assédio moral e sexual para servidores da Representação da SEE em Cruzeiro do Sul

Na tarde desta sexta-feira (20), os servidores da Representação da Secretaria Estadual de Educação (SEE) em Cruzeiro do Sul participaram de uma palestra realizada pela equipe multidisciplinar do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher). A psicóloga Andreza Barros, integrante da equipe do CEAM, conduziu a conversa, destacando temas como assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.

Durante a palestra, Andreza ressaltou a importância de identificar e denunciar esses tipos de assédio, que são crimes. “Nosso objetivo é conscientizar os servidores sobre como prevenir e reconhecer esses comportamentos abusivos no ambiente de trabalho. É essencial que, diante de uma situação de assédio, as pessoas saibam como agir e denunciar o assediador”, afirmou.

A coordenadora de ensino da Representação da SEE em Cruzeiro do Sul, Rocinete Santos, destacou a relevância da temática para os servidores. “Mesmo no século XXI, ainda nos deparamos com muitos casos de assédio moral e sexual. É fundamental que os servidores, principalmente as mulheres, saibam como se defender e que atitudes tomar. Esse tipo de conhecimento fortalece e empodera nossas profissionais”, afirmou Rocinete.

Além de abordar o assédio, a palestra também trouxe reflexões sobre o empoderamento feminino e o ciclo da violência doméstica, explicando as diversas tipificações de violência, como física, sexual, moral e patrimonial. O CEAM trabalha para conscientizar as mulheres sobre seus direitos e como reconhecer e sair de relacionamentos abusivos.

A iniciativa faz parte da campanha “Não Se Cale”, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, que visa conscientizar sobre a violência no ambiente de trabalho e doméstico. A equipe do CEAM pretende visitar outras instituições públicas e privadas para ampliar o alcance da campanha e reforçar a importância de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso.

Rocinete ainda reforçou o papel da Secretaria de Educação em apoiar iniciativas que disseminem conhecimento sobre esses temas: “A SEE está sempre de portas abertas para essas equipes, pois acreditamos que um ambiente de trabalho saudável e seguro é essencial para o bom desempenho dos nossos servidores.”

A palestra também abordou o Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, que vem sendo trabalhada dentro do ciclo de atividades da Secretaria de Estado da Mulher.

Jurua24horas

Sair da versão mobile