Juruá 24 horas

Passos que Salvam: caminhada que busca conscientizar sobre o câncer infantojuvenil, em Cruzeiro do Sul 

Em Cruzeiro do Sul, no dia 24 de novembro, ocorre a caminhada “Passos que Salvam.” Essa campanha tem como objetivo chamar a atenção da população para o câncer infantojuvenil, ainda pouco conhecido no Brasil. A nutricionista Jane Lapide, especialista em Oncologia e madrinha da caminhada “Passos que Salvam”, reforça a importância da mobilização para a campanha que acontece em novembro.

A caminhada acontece em mais de 600 municípios no dia 24 de novembro, e busca levar o conhecimento sobre esse tema. Jane Lapide destaca a importância de um diagnóstico precoce. “Diferente do câncer em adultos, onde se realiza uma biópsia para confirmar o diagnóstico, no caso de crianças e adolescentes, se os sintomas persistirem, é fundamental procurar ajuda médica imediatamente. O câncer infantojuvenil é muito mais agressivo e o tratamento precisa ser iniciado o mais rápido possível”, explica. 

Além de mobilizar, a campanha alerta para os sintomas que podem indicar a doença, como: vômitos persistentes, problemas nos olhos, gânglios inchados (ínguas) nas virilhas, axilas e pescoço, que não desaparecem mesmo após o uso de medicamentos.

Essa iniciativa também busca arrecadar fundos para o Hospital de Amor, uma instituição que oferece tratamento gratuito a pacientes com câncer, desde crianças até idosos. 

“O Hospital de Amor depende de doações para manter seus serviços. Quando uma pessoa é diagnosticada com câncer, toda a família é impactada. O pai e a mãe podem ter que deixar de trabalhar para acompanhar o tratamento, gerando um grande impacto financeiro e emocional. O Hospital de Amor oferece suporte e estrutura para essas famílias, e a caminhada ‘Passos que Salvam’ contribui para que essa assistência seja mantida”, explica Jane.

Assim, para arrecadar fundos e conscientizar, as camisetas da caminhada custam R$40 reais, e estão à venda em pontos da cidade, como a loja de Home Center Maju e a clínica de fisioterapia Cândido do Neto. 

“Cada pessoa que compra a camiseta, participa da caminhada ou simplesmente se informa sobre o tema, contribui para salvar vidas. A luta contra o câncer infantojuvenil exige união e ação de todos nós”, finaliza.

Redação jurua24horas 

Sair da versão mobile