Juruá 24 horas

Pescadores artesanais do Juruá lançam APP que trata dos direitos e fortalecimento da cidadania.

Um dia de festa na colônia de pescadores em Cruzeiro do Sul.  No 29 de junho é comemorado o Dia do Pescador. A data é uma homenagem a esses trabalhadores que exercem a função de forma autônoma, ou em economia familiar.

“Pescadores artesanais fazem parte de uma categoria sofrida. É um trabalho pesado que em muitas vezes não é reconhecido. Mas nós estamos avançando. Estamos com a colônia que foi reformada e está muita linda e a maquinha de gelo já vai ficar pronta”, disse Elinete nascimento, presidente da colônia de pescadores

A data também foi escolhida para o lançamento do aplicativo de celular “Pescando Direito”, uma ferramenta que nasceu após diálogos sobre os direitos dos pescadores artesanais realizados durante a pandemia. O aplicativo busca dar mais segurança aos pescadores na hora de cobrar seus direitos.

“Com esta ferramenta, a comunidade se fortalece como protagonista na efetivação da própria cidadania, se propondo a difundir este conhecimento através de tecnologias acessíveis no capazes de enfrentar a situação de exclusão social e de negação de direitos enfrentadas por muitas comunidades semelhantes em toda a bacia do Juruá”, explicou Karla Dilascio, coordenadora de Instituto Fronteias, colaboradora do projeto.

O aplicativo é o primeiro do Brasil voltado aos direitos dos pescadores artesanais. Para os pescadores a facilidade de acesso à informação dar mais autonomia aos pescadores, facilitando a vida de quem mora em locais mais distantes, já que em muitas vezes, para ter acesso a uma simples informação era preciso percorrer, horas de bardo. Agora toda informação necessária aos pescadores estará disponível na palma da mão.

Sair da versão mobile