Pesquisadores da USP descobrem gene que pode proteger contra a Covid-19

Desde o início da pandemia, em 2020, equipe de cientistas analisaram 86 casais e seis continuaram sorodiscordantes.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) fizeram uma descoberta significativa que pode revolucionar a forma como entendemos a proteção contra a Covid-19. Desde o início da pandemia, em 2020, a equipe de cientistas analisaram 86 casais sorodiscordantes, onde um dos parceiros foi infectado pelo vírus, enquanto o outro permaneceu saudável, apesar do contato próximo e contínuo.

Ao longo do tempo, a maioria dos casais acabou se infectando, mas em seis casos notáveis, um dos parceiros não contraiu a doença. Em todos esses casos, as mulheres foram as que não se infectaram. A pesquisa aprofundada revelou que essas mulheres apresentavam uma expressão aumentada do gene IFIT3, já conhecido por sua resposta antiviral. Este gene já havia sido associado à proteção contra outras doenças, como dengue, adenovírus e hepatite B, mas sua ligação com a COVID-19 é uma novidade promissora.

A presença elevada do gene IFIT3 parece desempenhar um papel crucial na prevenção da multiplicação do vírus da Covid-19 nas células, impedindo assim a manifestação da doença. Esta descoberta é a primeira a demonstrar a proteção conferida por este gene específico contra o Covid-19.

Com informações da repórter Beatriz Manfredini, jovem Pan 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Em caso de vitória, Matheus Camilo deve realizar o grande sonho da carreira que é assinar um contrato com o UFC.
Forças Armadas solicitaram uma transição mais gradual até a definição de uma idade mínima de 55 anos; projeto de lei sobre este tema será encaminhado em outro momento.
Prefeito desaprova ampliação do teto de isenção do Imposto de Renda para R$ 5.000, uma medida que, na visão dele, pode impactar negativamente as finanças dos Estados e municípios.
As vagas são destinadas para estudantes que vão iniciar o Ensino Médio em 2025 e para pessoas que já concluíram o Ensino Médio.

A educação abre portas e muda histórias. Com esse intuito de dar a oportunidade de alfabetização, estudos e qualificação, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e a Secretaria

Informações são do pesquisador Davi Friale.
O governo informa que será divulgado novo cronograma de etapas, a ser disponibilizado em breve.
A colisão envolveu uma motocicleta e uma Kombi, deixando um dos ocupantes da moto ferido.
Não existem mais publicações para exibir.