Polícia Civil do Acre devolve mais de 160 celulares roubados a seus proprietários

Apenas em Rio Branco serão 129 dispositivos devolvidos ao longo dos próximos dias, em uma ação que conta com a parceria do governo federal.

A aposentada Antônia Muniz de Menezes, de 62 anos, teve o celular furtado por um estranho, em meados deste ano, dentro da própria casa, no Bairro Bahia Nova, em Rio Branco.

Ela já havia perdido as esperanças de recuperar o aparelho, quando, na quarta-feira, 18, recebeu uma mensagem da Polícia Civil para que comparecesse à Delegacia Geral para ter seu dispositivo restituído.

Assim como Antônia, outras 160 pessoas também puderam recuperar seus celulares roubados ou furtados, por meio da Operação Mobile, deflagrada pela Polícia Civil em todos os municípios do estado.

“Não havia nem terminado de pagar o celular quando fui roubada. Agora estou feliz de ter recuperado, porque a gente paga com muito sacrifício as coisas pra ver os outros tomar da gente”, disse a aposentada.

Apenas em Rio Branco serão 129 dispositivos devolvidos ao longo dos próximos dias, em uma ação que conta com a parceria do governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, a devolução dos aparelhos eletrônicos aos seus proprietários é uma forma de mostrar à sociedade que a instituição trabalha.

“Aqueles que querem roubar e furtar celulares precisam saber que nós vamos chegar até os dispositivos. Os que compram o objeto roubado e sem nota fiscal, também”, afirmou o agente.

Todos os aparelhos só puderam ser devolvidos porque seus proprietários tinham, em mãos, o número do IMEI, o código de identificação dos celulares que possibilita rastreio e bloqueio dos dispositivos.

Todo celular adquirido nas lojas possui um código IMEI único, que, geralmente, vem informado na nota fiscal do dispositivo. A Polícia Civil recomenda que a população tenha sempre esse número guardado.

Segundo o delegado, a ação será periódica, ou seja, mais aparelhos roubados ou furtados serão localizados, resgatados de seus possuidores (inclusive de quem pagou por eles) e devolvidos a seus reais donos.

Por A Gazeta do Acre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Nesses casos, existem multas por infração à legislação, cuja alíquota inicial é de 75%.
Os três detidos foram encaminhados à Polícia Judiciária para a formalização do flagrante.
O objetivo é selecionar candidatos regularmente matriculados ao cadastro de reserva, com vigência entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
A principal alteração na projeção do crédito em 2024 foi a redução no crescimento do segmento de pessoas jurídicas com recursos direcionados.
A vaga exige dedicação de 30 horas semanais e oferece bolsa-auxílio no valor de R$ 1.125,69.
Enquanto 2023 se contabilizou 9 detentos fugitivos, o número saltou para 31 em 2024, evidenciando falhas crescentes no sistema penitenciário estadual.
Os formandos participaram de cursos nas áreas de Aprendizagem Industrial e Novo Ensino Médio.
A expectativa é que mais de 30 mil pessoas, estejam na praça Orleir Cameli, para assistir o show, nesta sexta-feira, 20.
Não existem mais publicações para exibir.