Policial federal preso por planejar assassinato de Lula atuou como segurança do petista

O policial federal Wladimir Matos Soares, preso nesta terça 19 sob suspeita de participação no plano para assassinar o presidente Lula (PT), participou da segurança do petista após ele ser

O policial federal Wladimir Matos Soares, preso nesta terça 19 sob suspeita de participação no plano para assassinar o presidente Lula (PT), participou da segurança do petista após ele ser eleito e antes da posse, em 2022.

A informação consta na decisão judicial do Supremo Tribunal Federal que pediu a prisão preventiva do militar e de outros quatro suspeitos. O texto destaca que o agente atuou “na parte do planejamento operacional que previa o assassinato do presidente e do vice-presidente Geraldo Alckmin“.

“Com nítido desprendimento das consequências nocivas em torno da conduta, forneceu informações do aparato que, à época, estava mobilizado para assegurar a vida e integridade física do presidente eleito, indicando a extensão e capacidade de segurança”, grafa, em um trecho da decisão, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Ainda segundo a apuração, o policial atuou a favor da organização criminosa que previa consumar um golpe de estado, fornecendo informações que pudessem subsidiar ações caso o golpe fosse assinado.

“O planejamento operacional denominado ‘Punhal verde amarelo’ tinha como uma das possibilidades assassinar o então candidato eleito Lula por envenenamento ou uso de químicos para causar um colapso orgânico”, prossegue Moraes na decisão.

“O investigado, aproveitando-se das atribuições inerentes o seu cargo no período entre a diplomação e posse do governo eleito, repassou informações relacionadas a estrutura de segurança do presidente Lula para pessoas próximas ao então presidente Jair Bolsonaro aderindo de forma direta ao intento golpista”, acrescenta o magistrado.

Segundo a decisão, se os investigados estiverem em liberdade, pode haver supressão de elementos de prova relevantes para desvendar por completo as circunstâncias de ação do grupo.

FONTE: CARTA CAPITAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A Polícia Civil segue empenhada na identificação e captura de todos os envolvidos.

Após 24 anos de espera, os fãs do clássico “Gladiador” finalmente poderão assistir à sequência do épico, “Gladiador 2”, dirigido por Ridley Scott. O filme estreiou no dia 28, no

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) disse por meio de nota nesta terça-feira, 19, que a causa oficial da morte do detento José Sandro Lima dos Santos, de

Nesta terça-feira (19), na semana da Prematuridade, o Hospital da Mulher e da Criança do Juruá promoveu um simpósio especial no Teatro dos Náuas. O evento reuniu profissionais da saúde,

Amigos e familiares lamentam profundamente a perda de Antônio, que era lembrado não apenas pelo trabalho na segurança pública, mas também por seu carisma e contribuições à comunidade.
A operação cumpriu nove mandados de prisão e 14 de busca e apreensão em Rio Branco, Sena Madureira, Plácido de Castro e na Paraíba.
Aumento de golpes virtuais em Cruzeiro do Sul preocupam autoridades, veja o padrão dos golpes

O governo do Acre encaminhou para Assembleia Legislativa do Acre nesta terça-feira, 19, um projeto de lei que cria o Programa Alfabetiza Acre que visa assegurar o direito à alfabetização

Não existem mais publicações para exibir.