Ícone do site Juruá 24 horas

Poluição do ar mata mais que colesterol alto e diabetes, diz cardiologista 

O médico e apresentador Fabrício Lemos entrevistou no programa Médico 24 Horas exibido nesta segunda-feira (7), o cardiologista Dr. Odilson Silvestre, que falou, dentre outros temas, dos impactos dos eventos climáticos extremos e da poluição do ar para a saúde humana.

De acordo com Silvestre, o aumento dos níveis de poluição no ar tem despertado cientistas do mundo inteiro para focar em estudos que analisam as respostas do organismo à exposição a uma respiração insalubre. “Tem muita publicação sobre esse tema na cardiologia, mostrando, por exemplo, que a poluição é a quarta maior causa de morte, ganha de diabetes, colesterol alto”, disse.

O cardiologista lembrou que estiagens e cheias têm acontecido de forma mais frequente e intensa, o que impacta diretamente na saúde das pessoas e deve reverberar nos próximos anos. “Nossa saúde não depende só da genética e do comportamento, mas do ar, do clima, da umidade, do nível do rio, do número de carros, do número de verde que existem na nossa cidade. Esse período de poluição maior com certeza vai impactar nosso tempo de vida e quantidade de doenças que vamos ter. Por anos, vamos sentir o impacto por essa poluição que temos agora”, afirmou.

Por Ac24horas 

Sair da versão mobile