Prefeito Naudo Ribeiro Lidera Ações de Emergência em Jordão Diante da Maior Seca da História do Município

A Defesa Civil Municipal, coordenada por Maria José Feitosa, junto com o prefeito Naudo Ribeiro, realizou visitas às comunidades rurais e aos barqueiros da região para avaliar o nível do

Em fevereiro de 2024, o município de Jordão foi atingido por uma enchente histórica , mas, agora, a realidade é bem diferente: o município enfrenta a maior seca da sua história, o que tem gerado grande preocupação no governo municipal, que antecipa desafios para o próximo ano. A Defesa Civil Municipal, coordenada por Maria José Feitosa, junto com o prefeito Naudo Ribeiro, realizou visitas às comunidades rurais e aos barqueiros da região para avaliar o nível do rio e elaborar relatórios que serão encaminhados à Defesa Civil Estadual.

O Rio Tarauacá, que conecta Jordão ao município de Tarauacá, atingiu em agosto de 2024 a menor marca de sua história, com apenas 64 cm de profundidade. No entanto, a situação é ainda mais crítica em algumas áreas, onde o nível da água caiu para apenas 12 cm em certos pontos, dificultando ainda mais a navegação. Além do baixo nível da água, troncos e galhos espalhados pelo leito do rio tornam o percurso quase impossível para as embarcações.

Um balseiro local, com mais de 18 anos de experiência na região, relatou: “Nunca vi o rio secar tanto em época de estiagem. É algo que a gente nunca imaginou que fosse acontecer.”

Para enfrentar a crise, a Prefeitura de Jordão decretou situação de calamidade pública até o dia 19 de novembro. O município busca, junto ao governo estadual, resolver as dificuldades que a população enfrenta, como a falta de água, insumos, gás e combustível. A situação no transporte fluvial também se agravou: antes, uma viagem que levava cerca de 2 horas, agora demora até dois dias devido ao baixo nível do rio, o que dificulta o transporte de alimentos e insumos, encarecendo os produtos e gerando escassez.

A Prefeitura, em colaboração com a Força Aérea Brasileira e outras instituições, está trabalhando de forma integrada para minimizar os impactos da crise e garantir o atendimento às necessidades básicas da população jordense durante esse período crítico.


Fotos: Daniel Souza

Redação Jurua24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu mais um alerta amarelo para todo o Estado. O aviso deve seguir até às 10 horas desta quinta-feira, 19. As chuvas devem ficar

Mudanças no cronograma incluem reaplicação das provas, envio de videoaulas até abril e resultado final previsto para julho.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Rio Branco emitiu uma Nota de Alerta sobre o aumento expressivo nos casos de Covid-19. O documento, elaborado pela Diretoria de Vigilância em

No entanto, não foram obtidas medições em Marechal Thaumaturgo.
Em resposta à situação, agentes de saúde têm realizado visitas diárias aos bairros, oferecendo orientações sobre como evitar criadouros do mosquito e o manejo correto de depósitos de água e
A ação, que atendeu tanto a ala masculina quanto a feminina, beneficiou 31 pessoas que não foram contempladas na primeira operação.
Com mais de 52 mil inscritos para disputar cerca de 3 mil vagas, o concurso é considerado um dos maiores já realizados no Estado.
A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (18) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário.
Não existem mais publicações para exibir.