Prefeitura de Cruzeiro do Sul prepara 1º Conferência Municipal de Meio Ambiente com Oficina

No encontro são tratados os cinco eixos temáticos que nortearão o grande evento, além de elaborar pré-propostas.

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza nesta quarta-feira, 8, no auditório da Escola Craveiro Costa, uma oficina preparatória para a 1ª Conferência do Meio Ambiente. No encontro são tratados os cinco eixos temáticos que nortearão o grande evento, além de elaborar pré-propostas.

•Mitigação /Redução da emissão de gases de efeito estufa.

•Adaptação e Preparação para Desastres /Prevenção de riscos e redução de perdas e danos.

•Justiça Climática /Superação das desigualdades relacionadas às mudanças climáticas. 

•Transformação Ecológica /Descarbonização da economia com maior inclusão social

•Governança e Educação Ambiental /Participação e controle social.

Durante a oficina, houve o alinhamento dos temas relacionados a realidade do município, com a colaboração do CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente;Instituto de Meio Ambiente do Acre,  Instituto Federal do Acre, além da Secretaria de Agricultura e sindicatos e também a presença de representantes de comunidades locais, como do Rio Crôa e dos Ramais.

“Estamos diante da nossa primeira conferência municipal de meio ambiente, que se desdobrará em três etapas: municipal, estadual e a nacional. Os cinco eixos abordados incluem mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica, governança e educação ambiental, ”, explicou a secretária do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade de Cruzeiro do Sul,Edna Fonseca.

A secretária enfatizou também a importância de adequar as diretrizes nacionais às necessidades locais, citando que essa preparação possibilita uma conferência mais eficaz. “O   ano passado trouxe desafios significativos em relação às secas, que impactaram áreas que nunca imaginaríamos. Questões como degradação ambiental, queimadas e desmatamento de nascentes são urgentes. Precisamos mudar nossa mentalidade, especialmente no que diz respeito à educação ambiental, inserindo este tema nas escolas para que as crianças aprendam desde cedo a cuidar do meio ambiente”, acrescentou.

“Nosso objetivo é criar uma política que priorize a questão ambiental, pois sabemos que a qualidade do ambiente em que vivemos afeta diretamente nossa qualidade de vida e saúde. O prefeito Zequinha Lima está comprometido em oferecer um município melhor, e esta conferência representa a nossa vontade de implementar mudanças significativas em prol da população”, concluiu a secretária.

A Conferência Municipal de Meio Ambiente será realizada em Cruzeiro do Sul nos dias 23 e 24 de janeiro.

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

As cidades mais afetadas são Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia.
O prazo para os interessados se inscreverem vai até o dia 10 de janeiro de 2025, exclusivamente pelo site oficial da Esdpac.
A decisão foi tomada pelo plenário do STF, em sessão virtual realizada entre 29 de novembro e 6 de dezembro de 2024, sob a relatória da ministra Cármen Lúcia.
A presidente do Detran/AC, Taynara Martins, informou que o edital tem previsão para sair até março deste ano.
A ação educativa, pensada estrategicamente para ser realizada no período das férias escolares quando o fluxo de trânsito fica menos intenso.
A organizadora do evento, Talia Azevedo, destaca a importância do festival para revitalizar a cena do rock na cidade.
O prazo para a realização das inscrições segue até sexta-feira (10).
A defesa de Jair Bolsonaro solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a liberação do passaporte do ex-presidente
Não existem mais publicações para exibir.