O agosto dourado simboliza o incentivo ao aleitamento materno. A campanha vai durar o mês inteiro e serão ofertadas palestras, consultas de puericultura, vacinação e outras diversas atividades.
Vanderliz Coelho, é enfermeira, para ela a campanha é para alertar as mães sobre a importância de amamentar os filhos. “Muitas mulheres se preocupam muito com o parto, mas a amamentação é um momento primordial que elas precisam ter orientação ainda na gestação para no pós-parto consiga realmente amamentar o bebê”, disse.
O aleitamento materno é a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos, visto que o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de mais fácil digestão. Além dos benefícios para o bebê, o aleitamento cria um maior vínculo entre mãe e filho, além de ajudar as mulheres a perder o peso que possa ter ganhado na gestação.
Sabrina Marin é uma das mães que esteve na abertura da campanha no Posto de Saúde do Agricultor. Ela contou que tem dois filhos e sabe da importância da amamentação. “Evita doenças nas nossas crianças”, pontuou.