Na tarde desta quinta-feira (7), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou uma importante ação de combate à tuberculose no bairro Lagoa. A ação das equipes de saúde, por meio da Vigilância Sanitária e do CAPS, focou principalmente nas pessoas em situação de rua e nos moradores da região.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora também possa comprometer outros órgãos e sistemas do corpo. A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento. Quando outras pessoas respirarem essas partículas, há a possibilidade de se infectarem.
É importante lembrar que o tratamento irregular pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose drogarresistente. Logo nas primeiras semanas do tratamento, a pessoa se sente melhor e, por isso, precisa continuar o tratamento até o final, independentemente do desaparecimento dos sintomas.
Dada a gravidade da tuberculose, especialmente entre as populações mais vulneráveis, ações como essa são essenciais para reduzir a disseminação da doença e promover uma sociedade mais saudável.
Redação jurua24horas