Ícone do site Juruá 24 horas

Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza abertura da campanha do Outubro Rosa

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul,  da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no início da manhã desta terça-feira (04), na Unidade Básica de Saúde (UBS), Jesuíno Lins, a abertura da campanha Outubro Rosa 2022.

Segundo informou, Helen Nascimento, Coordenadora da Saúde da Mulher, a abertura ocorreu na Ubs Jesuíno Lins, mas todas as unidades de saúde terão atendimento. “A abertura ocorreu nesta unidade, mas serão ofertados esses serviços em todas as unidades de saúde do nosso município. No dia 10 de outubro estaremos levando atendimento dentro da Penitenciária Daniel Neri. Já no dia 11, estaremos no Hospital Regional do Juruá. Dia 12 vamos ao Instituto Socio Educativo e para finalizar dia 13 iremos ao Detran”.

Vale ressaltar que as mulheres da sociedade civil no geral, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde, para realizar a consulta.

O mês de Outubro é mundialmente marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar uma unidade de saúde, para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas.

O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

A Coordenadora de Educação e Saúde, Daiane Silva, salientou que o maior desafio é conscientizar as mulheres contra o medo do autoexame. “Durante essas campanhas que realizamos, vemos que o maior vilão é o medo das mulheres em realizar o autoexame, por isso, estamos levando o conhecimento para essas mulheres realizarem esse autoexame e procurarem uma unidade de saúde”.

A empresária Márcia Borges, conta como venceu o câncer de mama e afirma que a única forma de vencer o câncer é procurando uma unidade básica de saúde para realizar o autoexame o quanto antes. “Eu venci o câncer e meu conselho para todas é que vocês se toquem, e procurem uma ubs mais próxima de vocês. O autoexame de mama é um toque de amor, onde você prevenir algo maior. Infelizmente o meu, já descobri tarde e tive de passar por quimioterapia e rádios terapias, além da retirada de parte da minha mama.

Beatriz Santos,Juruá24HORAS.

Sair da versão mobile