Presidente do Irã Ebrahim Raisi morre em queda de helicóptero

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero, informou a TV estatal do Irã nesta segunda-feira (20). Raisi, 63 anos, seu ministro das Relações

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, morreu aos 63 anos na queda de um helicóptero, informou a TV estatal do Irã nesta segunda-feira (20).

Raisi, 63 anos, seu ministro das Relações Exteriores e outros passageiros foram encontrados mortos depois que as equipes de resgate descobriram o local da queda do helicóptero na manhã de segunda-feira.

A agência de notícias estatal Mehr informou que “todos os passageiros do helicóptero que transportava o presidente iraniano e o ministro das Relações Exteriores foram martirizados”.

Um alto funcionário iraniano também disse à agências que Raisi habia morrido nos destroços. “O presidente, o ministro das Relações Exteriores e todos os passageiros do helicóptero morreram no acidente”, disse o alto funcionário iraniano.

O helicóptero de Raisi foi encontrado na madrugada de segunda-feira em uma área montanhosa, cerca de 12 horas depois de cair em condições climáticas adversas.

Raisi estava voltando para casa com o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, e autoridades estaduais locais em meio a nuvens pesadas e neblina densa, depois de viajar ao país vizinho, Azerbaijão, para abrir uma nova barragem com o presidente Ilham Aliyev.

A mídia estatal informou inicialmente que a aeronave havia sofrido um “pouso forçado” e que os esforços iniciais de resgate foram frustrados devido ao forte vento e neblina e ao terreno acidentado e implacável da região.

Raisi voava em um helicóptero Bell 212 fabricado nos EUA no momento do acidente, informou a mídia estatal. A agência de notícias oficial do Irã, INRA, disse que Raisi viajava em um comboio de helicópteros quando um deles caiu perto da cidade de Jolfa, cerca de 600 quilômetros a noroeste de Teerã.

As primeiras imagens do local do acidente mostraram destroços espalhados e peças soltas do helicóptero, de acordo com o New York Times.

Com a morte de Raisi, todos os olhos se voltaram para o que isso poderia significar para o governo do Irã. Segundo a lei iraniana, o primeiro vice-presidente do país, Mohammad Mokhber, assumiria o cargo de presidente por um período de prisão de 50 dias, período em que deverá ser realizada uma eleição para escolher o sucessor de Raisi.

Com a morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi numa queda de helicóptero neste domingo (19), o primeiro-vice-presidente Mohammad Mokhber é quem deve assumir o cargo.

A sucessão, entretanto, só ocorre com a aprovação do líder supremo, Ali Khamenei, que tem a palavra final em todos os assuntos de Estado.

Por IstoÉ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os atendimentos ocorreram na UBS Estephan Barbary, e foi prestado por diversos profissionais das Unidades Básicas do município.

Faleceu na tarde desta quarta-feira, 20 de novembro, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), o ex-governador Flaviano Melo aos 75 anos de idade. Engenheiro civil, ele foi filiado

O diferencial de Andressa está na forma como ela comunica. Elegante e criativa, ela transforma simples campanhas publicitárias em verdadeiras experiências visuais.

Nesta terça-feira (19), quatro criminosos sequestraram um homem que estava abrigado em uma residência, atearam fogo no local e, durante a fuga pelo Rio Tarauacá, trocaram tiros com a Polícia

O Instituto Sou da Paz lançou na semana passada um novo relatório da pesquisa “Onde mora a impunidade?”, que mostra a quantidade de homicídios esclarecidos em todo o país. “O

Começou na manhã desta quarta-feira, 20, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a Semana internacional do Café (SIC), o maior evento de café da América Latina. A expectativa é

Devido ao aumento de 686% no número de casos de Oropouche no Acre em um ano, o Ministério Público Federal (MPF-AC) e o Ministério Público do Acre (MP-AC) encaminharam recomendação

Os ingressos para o amistoso entre o time sub-20 do Flamengo e o Santa Cruz/AC, que marca a reabertura da Arena da Floresta, em Rio Branco, foram totalmente esgotados. A

Não existem mais publicações para exibir.