Advogados de Rio Branco e dos municípios do Juruá, Alto e Baixo Acre, se reuniram, nesta segunda-feira, 21, para registrar a Chapa 5, “OAB em Defesa da Advocacia”, liderada por Marina Belandi, a primeira mulher a concorrer à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC).
Cerca de cem advogados participantes da mobilização, que começou com uma carreata do Centro Universitário Uninorte até a sede da OAB. Juntamente com seu esposo, filho, candidatos a conselheiros e seu vice, Prof. Adriano Iurconvite, Marina subiu à rampa do Palácio da Advocacia Florindo Poersch sob aplausos e uma cortina de fumaça azul, símbolo de sua campanha.
Em seu discurso, Marina comentou sobre os desafios enfrentados. “As vozes do preconceito me desanimaram, alegando que eu não tinha um grande escritório, que não tinha dinheiro e que seria manipulada por homens. Essas pessoas não acreditam na força das mulheres no poder. . Mas isso nunca me faria desistir; sou advogada e tenho coragem para enfrentar qualquer situação.”
O Plano de Gestão de Marina e Adriano está estruturado em cinco pilares: defesa e valorização da advocacia, expansão da Escola Superior de Advocacia, melhoria dos serviços da OAB e da Caixa de Assistência, promoção da paridade de gênero, igualdade racial e inclusão, além do fortalecimento do relacionamento institucional e social. As eleições ocorrerão no dia 22 de novembro, na sede da Seccional em Rio Branco e em algumas cidades do interior.
Marina Belandi, natural de Mariópolis, Paraná, mudou-se para o Acre com o sonho de se tornar advogada. Iniciou sua atuação na OAB/AC em 2013, onde foi membro da Comissão de Prerrogativas e vice-presidente em duas gestões.
ASSESSORIA