Juruá 24 horas

Primeira turma do Novo Ensino Médio e cursos técnicos se forma em Cruzeiro do Sul

Na noite da última quarta-feira (18), o salão de festas Cordélia Lima foi palco da formatura de 151 alunos do Novo Ensino Médio em Cruzeiro do Sul das Escolas Flodoardo Cabral e Dom Henrique Ruth. A modalidade, uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), une a conclusão do ensino médio à formação técnica, proporcionando aos jovens uma entrada mais qualificada no mercado de trabalho.

Os formandos participaram de cursos nas áreas de Aprendizagem Industrial e Novo Ensino Médio. As turmas incluíram formações em Assistente Administrativo, Operador de Computador, Técnico em Administração, Técnico em Informática e uma trilha de Alimentos, que abrangeu os cursos de padeiro, confeiteiro e salgadeiro. 

Perla Borges, gerente da Unidade Integrada SEE e SENAI do Juruá, destacou a importância da iniciativa. “Essa parceria com a SEE possibilitou que esses alunos concluíssem o ensino médio com uma qualificação técnica. Isso os coloca em vantagem no mercado de trabalho, pois já possuem uma formação além do ensino tradicional. É um momento de celebração e abertura de portas para esses jovens.”

A coordenadora do Ensino Médio da Representação da SEE em Cruzeiro do Sul, RSEE/CZS, Darlene Cavalcanti, ressaltou o impacto da nova modalidade. “Esse formato é um divisor de águas. Não é apenas o encerramento de uma etapa, mas também o início de novas possibilidades. Incentivamos esses alunos a continuarem se qualificando, seja em cursos técnicos ou no ensino superior.”

Entre os formandos, Carlos Eduardo, de 18 anos, concluiu o curso técnico em Informática e destacou a relevância da formação. “Hoje me sinto realizado. O curso de informática me preparou para o mercado de trabalho e me mostrou como a tecnologia é indispensável em todas as áreas. Sair do ensino médio já com essa qualificação é uma grande vantagem.”

Nicole Victoria de Sousa Costa, formanda da trilha de Alimentos, comemorou a experiência. “Além de concluir o ensino médio, saio com uma bagagem profissional que pode me ajudar a ingressar no mercado de trabalho ou até abrir meu próprio negócio. Essa formação técnica é um plano B valioso para o meu futuro.”

A parceria entre Senai e SEE segue fortalecida e já há planos para a inclusão de novas escolas no programa em 2025, como o Colégio Brás de Aguiar e a Madre Adelgundes Becker.  O Novo Ensino Médio, aliado à formação técnica, tem se mostrado uma estratégia eficaz para combater a evasão escolar e preparar os jovens para os desafios do mundo profissional.

Jurua24horas

Sair da versão mobile