A agência reguladora de saúde dos Estados Unidos aprovou a primeira vacina contra Chikungunya nesta sexta-feira. A vacina, que será comercializada como Ixchiq, é uma dose única e pode ser aplicada a pessoas com 18 anos ou mais em regiões expostas ao vírus. O imunizante é produzido pelo grupo Vanlneva, uma produtora de vacinas da Áustria.
A eficácia do imunizante foi comprovada em um estudo realizado nos Estados Unidos, que analisou a resposta imunológica de 266 participantes que receberam a vacina, em comparação com a resposta imunológica de 96 participantes que receberam placebo.
O nível de anticorpos avaliado nos participantes do estudo baseou-se em um nível que demonstrou ser protetor em primatas não humanos que receberam sangue de pessoas que foram vacinadas. Quase todos os participantes do estudo da vacina atingiram este nível de anticorpos.
Esta aprovação representa um marco importante na luta contra o Chikungunya, uma doença viral transmitida por mosquitos que causa febre e dores articulares severas. A disponibilidade de uma vacina eficaz pode ajudar a prevenir surtos futuros e proteger as populações vulneráveis.