O Primeiro Festival de Gastronomia da Serra do Divisor acontecerá no dia 02 de abril na Pousada do Miro, um pioneiro no que diz respeito ao lazer na região. O evento tem apoio principal da Lei Aldir Blanc – também chamada Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural ou Lei Aldir Blanc de apoio à cultura -, Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020 elaborada pelo Congresso.
Em uma entrevista exclusiva para a repórter Beatriz Santos do O Juruá em Tempo, o senhor Miro contou que a ideia do festival partiu de um turista de Rio Branco que se hospedou em sua pousada e disse que a pousada deveria ser inscrita no projeto para o Festival de Gastronomia.
“Ele fez tudo isso para mim e nós começamos a trabalhar. Deu tudo certo. Esse era um sonho que eu tinha, de realizar um projeto. O próximo passo é pensar em outros projetos”, contou Miro.
De acordo as informações do empreendedor, foi enviado recursos para ser feita a parte culinária, mas outros órgãos também estão apoiando o evento, como é o caso da Prefeitura de Mâncio Lima, o Sebrae, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a própria comunidade.
O festival oferecerá culinária regional, apresentações de aldeias indígenas vizinhas com danças e rituais, apresentação do artesanato local e passeios nas cachoeiras da região. O principal objetivo do evento é reforçar o turismo naquela localidade e contribuir com a economia local.
Questionado a respeito da expectativa para o festival, o senhor Miro respondeu que a sua expectativa é que as pessoas conheçam mais a cultura local. “Que possamos dá o nosso melhor e possamos receber também. Que isso sirva de incentivo para toda a nossa comunidade”, destacou.
Aqueles que quiserem ir até a Serra do Divisor prestigiar o evento podem entrar em contato pelo número (68) 9 99712127 – Pousada do Miro.
Beatriz Santos