Ícone do site Juruá 24 horas

Procon intensifica fiscalização no Dia das Crianças e alerta para golpes 

Com a chegada do Dia das Crianças, o Instituto Procon do Juruá iniciou nesta semana uma operação de fiscalização voltada ao setor de produtos infantis. O objetivo é assegurar que os itens vendidos estejam dentro das normas de segurança e qualidade, para garantir a segurança dos consumidores, como explicou Paulo Henrique Rocha, chefe de fiscalização do Procon do Juruá. A operação terá fim na sexta-feira (11).

Paulo Henrique destacou que o público infantil é considerado um consumidor delicado, e precisa de cuidados específicos na hora de comprar produtos, especialmente brinquedos. “É importante que os produtos possuam o selo do Inmetro, estejam indicados para a faixa etária correta e sejam seguros para uso, evitando riscos à saúde e segurança das crianças”, explica.

As ações de fiscalização abrangem diversas medidas para garantir que o consumidor não seja enganado, como: a verificação da existência do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos, a correta precificação dos produtos nas vitrines e dentro das lojas, além de inspeções para garantir que os itens comercializados tenham origem e certificação adequadas. 

“Estamos focados em garantir que os produtos sejam originais e seguros para os consumidores, especialmente para os pais e responsáveis que estão adquirindo presentes para as crianças”, acrescentou.

Além das ações de fiscalização, o Procon também alerta os consumidores sobre o cuidado na hora das compras, tanto em lojas físicas quanto em lojas online. “Nessa época, os consumidores devem ter cuidado redobrado ao utilizar cartões de crédito, evitando endividamentos. Também é importante estar atento às compras online, pois nem todos os anúncios nas redes sociais são confiáveis. Muitas vezes, surgem golpes nessa época, e o consumidor deve verificar a procedência dos sites antes de realizar qualquer compra”, alertou.

A operação do Procon é uma resposta ao aumento nas vendas que ocorre durante datas comemorativas, como o Dia das Crianças. Com isso, o órgão busca não apenas fiscalizar o comércio, mas também educar os consumidores, promovendo um ambiente de compra seguro e consciente.

Redação Jurua24horas 

Sair da versão mobile