Juruá 24 horas

Projeto “Defensores do Futuro” promove culminância em escolas de Cruzeiro do Sul

Nesta sexta-feira (29), as escolas Padre Carlos Kunz e Padre Damião, em Cruzeiro do Sul, foram palco da culminância do projeto Defensores do Futuro*, uma iniciativa da Defensoria Pública do Estado em parceria com o SEBRAE e a Secretaria de Educação. O programa, que aborda temáticas de educação empreendedora e emocional, visa estimular competências como criatividade, interação e superação nos estudantes.

A professora de artes Ellen Cássia, da Escola Padre Carlos Kunz, destacou a importância da iniciativa para a formação integral dos alunos. “O projeto nos faz trabalhar com competências que incentivam os alunos a interagir, produzir, serem criativos e buscarem sempre se superar. Hoje, nossa culminância é um sucesso, mostrando à comunidade escolar tudo que foi produzido. Só temos a agradecer”, comentou.

Segundo Irteni Nunes, psicóloga e educadora responsável pela educação emocional no programa, o projeto está em desenvolvimento há dois anos nas escolas de Cruzeiro do Sul. “É um projeto em construção, e aqui tivemos a oportunidade de ver o impacto que ele tem nos alunos e professores. Ano que vem, implementaremos a Trilha de Educação Emocional em sala de aula, formando professores para trabalharem o letramento emocional”, explicou.

Mila, coordenadora do Departamento de Segurança Escolar, também esteve presente no evento e ressaltou a relevância do Defensores do Futuro*. “O programa integra temas do currículo e da BNCC, relacionando arte e negócios. Hoje, estamos aqui para acompanhar a apresentação dos resultados e celebrar a culminância de um trabalho desenvolvido ao longo de todo o semestre.”

O projeto, que também é realizado em outros municípios como Tarauacá, tem como objetivo transformar o ambiente escolar, preparando os estudantes para desafios futuros por meio do empreendedorismo e do fortalecimento emocional.

Glédisson Albano

Sair da versão mobile