O distanciamento social, medida tomada para frear a transmissão da Covid-19, fez com que escolas em todo o país fechassem as portas e se adequassem rapidamente a nova realidade utilizando aulas remotas para atender os estudantes.
Foram praticamente dois anos sem aulas presenciais. Com o retorno dos estudantes as salas de aulas, verificou-se que muitos alunos apresentaram dificuldades na aprendizagem. Muitas lacunas foram deixadas pela pandemia, criando barreiras no aproveitamento dos conteúdos planejados para cada ano escolar. Muitas crianças que fizeram o 1º, 2º e 3º ano durante a pandemia, hoje, seguem sem saber ler.
Foi pensando nessas crianças que nasceu o projeto “Ninguém Fica para trás”, idealizado pelo Bispo de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Geovanale, estimulado pela Campanha da Fraternidade 2022, que tem como tema “Fraternidade e Educação”.
Uma parceria entre Diocese de Cruzeiro do Sul, Universidade Federal do Acre, Secretaria Estadual de Educação e secretaria municipal de educação vai proporcionar aulas de reforço aos alunos do 1º ao 5º que sofreram algum prejuízo na alfabetização devido a pandemia.
O projeto “Ninguém fica para trás” vai atender, nesse primeiro momento, mais de 600 alunos não alfabetizados. Serão 5 escolas da rede estadual e 15 da rede municipal, totalizado 572 alunos do município e 72 do estado. A intensão é sanar a lacuna deixada pela pandemia. Já que muitos alunos não conseguiram se adaptar a aula remota.