Ícone do site Juruá 24 horas

PT abre mão de candidatura majoritária em Rio Branco e apoia candidatos de outros partidos em várias cidades do Acre

Com o encerramento do prazo para registro de candidaturas para as eleições de 2024, o Partido dos Trabalhadores (PT) revelou uma estratégia inédita no cenário político do Acre. Pela primeira vez desde as Diretas Já, o partido não terá uma candidatura própria majoritária em Rio Branco, onde já elegeu três prefeitos consecutivos. Em vez disso, o PT decidiu apoiar a candidatura de Marcus Alexandre, ex-prefeito da capital eleito e reeleito pelo partido.

O movimento do PT em Rio Branco reflete uma estratégia mais ampla de aliança com outras siglas em diversas cidades do estado. A legenda optou por lançar candidatos próprios em apenas três municípios: Xapuri, Porto Walter e Senador Guiomard.

Em Xapuri, o único município do Acre atualmente governado pelo PT, o partido busca continuar à frente da gestão local com a candidatura de Erivelton Soares, escolhido como sucessor do atual prefeito Bira Vasconcellos. A chapa petista enfrentará o ex-deputado Antônio Pedro, do União Brasil, e Maxsuel Lima, do Progressistas.

Em Porto Walter, o PT registrou de última hora a candidatura de Manão Gonçalves, que terá como vice-prefeito Ocelio do Grajaú, do MDB. Já em Senador Guiomard, a sigla lançou Adonay Brito, em uma chapa formada exclusivamente por membros da federação partidária com o PCdoB e PV.

Além das candidaturas próprias, o PT também indicou candidatos a vice-prefeito em algumas cidades, como Assis Brasil e Feijó, onde os petistas estarão ao lado de candidatos de partidos adversários. Em Assis Brasil, Reginaldo Martins (PT) será o vice na chapa de Jerry Correia, atual prefeito e ex-membro do PT, agora filiado ao Progressistas. Em Feijó, o ex-prefeito petista Francimar Fernandes será o vice na chapa do bolsonarista Cadmiel Bonfim, do União Brasil.

O partido ainda formalizou apoio a candidatos de outras legendas em diversos municípios. Em Brasiléia, o PT estará ao lado de Leila Galvão, ex-prefeita que agora disputa pelo MDB. Em Epitaciolândia, Marechal Thaumaturgo, Tarauacá e Rodrigues Alves, a sigla se coligou com candidatos do Progressistas, partido do governador Gladson Cameli. O PT também declarou apoio a candidaturas em Santa Rosa do Purus e Jordão, onde estarão ao lado de candidatos do MDB e PCdoB, respectivamente.

Por outro lado, em nove municípios do Acre, o PT não formou coligações e estará fora da disputa majoritária. São eles: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre e Sena Madureira.

Apesar de estar fora da coligação oficial, o PT de Cruzeiro do Sul anunciou apoio à candidatura de Jéssica Sales, do MDB, após desentendimentos com a candidatura de Zequinha Lima, o que resultou na exclusão do partido do grupo de apoio.

Sair da versão mobile