Em todo o Estado do Acre, pelo menos 198 denúncias eleitorais foram computadas no Pardal, sistema que possibilita que o cidadão informe à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público denúncias de infrações eleitorais e irregularidades nas campanhas.
A capital, Rio Branco, ainda detém o maior número, com 93 denúncias; em seguida, vem Cruzeiro do Sul, com 19; e Acrelândia, com 14. Manoel Urbano e Sena Madureira estão empatados, com 12 cada.
A internet, também segundo o monitoramento do pardal, possui o maior número de irregularidades, com 39% das denúncias. Jornais vêm em segundo lugar, com 19%, seguido de alto falantes e cartazes, cada um com 11%.
O Pardal também está disponível de forma móvel para smartphones e tablets, de modo que é possível denunciar propaganda irregular na internet pelo próprio aplicativo.
Além disso, a Portaria TSE nº 662/2024 estabelece a utilização do Pardal Móvel nas Eleições 2024 para encaminhar ao juízo eleitoral competente, a fim de “exercer o poder de polícia eleitoral, as denúncias de irregularidades de propaganda eleitoral específica, relacionada às candidaturas e ao contexto local da disputa”.
Por A Gazeta do Acre