Com imagens das geladeiras e freezers vázios, a vereadora Terezinha Fernandes procurou a imprensa para denunciar o descaso da Prefeitura de Rodrigues Alves com os estudantes da rede pública de ensino.
Segundo a parlamentar, ela percorreu cinco escolas do município, na última quinta-feira, 17, e encontrou uma grande escassez de alimentos. Nas cinco instituições, toda alimentação se resumia a três frangos, alguns poucos quilos de carne, bolachas e polpas de frutas.
“A sopa rala que fotografei em uma escola, que deveria ter carne, só tinha umas verduras que a merendeira levou da própria casa. Os funcionários chegam a fazer vaquinha para comprar o que falta ou dispensam os alunos mais cedo. Essa falta de proteína aos alunos pode comprometer a aprendizagem e o desenvolvimento deles”, afirmou a vereadora.
Na denúncia, Tereza aponta que a situação precária é encontrada tanto nas escolas urbanas quanto rurais. Estima-se que 4 mil estudantes sejam afetados com a situação da falta de merenda escolar.
Apesar da falta de alimentos nas escolas, no cardápio da Secretaria Municipal de Educação das instituições de ensino infantil fundamental e EJA Zona Urbana, constam refeições com carne, frango, legumes, ovos, grãos e frios, para os meses de outubro, novembro e dezembro.
O JURUÁ24HORAS tentou contato com o Prefeitura de Rodrigues Alves, mas nãoi obteve retorno até a publicação deste material.
Com informações de Sandra Assunção, AC 24 Horas
Redação Juruá24HORAS