As síndromes gripais em Cruzeiro do Sul alcançaram estabilidade, após um período de alta incidência. A Secretaria de Saúde do município informa que, apesar da melhora no quadro geral, cerca de 250 atendimentos relacionados à gripe ainda são realizados diariamente nas unidades de saúde.
O secretário de Saúde, Aurio Neto Costa, ressalta a importância da vacinação para prevenir a gripe, principalmente a H1N1, que é o vírus que está circulando na cidade. Apesar da baixa procura pela vacina H1N1, a Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização.
Além da vacinação, a Secretaria de Saúde também orienta a população sobre medidas preventivas para evitar a gripe, como:
- Lavar as mãos com frequência com água e sabão;
- Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar álcool em gel;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Manter os ambientes ventilados.
- Usar máscara
As unidades de saúde de Cruzeiro do Sul estão em alerta para atender a população com sintomas de gripe com atendimentos até às 19h.
O secretário Aurio Neto Costa garante que a Secretaria de Saúde está tomando todas as medidas necessárias para garantir o atendimento à população e o abastecimento de medicamentos. “Nossa farmácia está bem equipada com uma variedade de remédios. Temos medicamentos para gripe, por exemplo, que custam até 300 reais. Portanto, tranquilizamos a população quanto à disponibilidade de medicamentos”, disse.
A Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul reforça à população para que se vacine contra a gripe. A vacina é segura, eficaz e gratuita, e é uma forma de se proteger contra a doença e seus complicações. “Tivemos uma baixa procura, então orientamos a população que se vacine. Ainda da tempo, nossas unidades estão em prontidão e também, preocupados com a alta da gripe, os medicamentos da nossa farmácia estão bem assistidos”, disse.
Por Juruá online