Sebrae destaca oportunidades de negócios no 2º Encontro da Rede de Sementes do Acre

A programação inclui palestras e capacitações que abordam temas como legislação, técnicas sustentáveis, boas práticas no manejo de sementes nativas

Cerca de 40 produtores, além de estudantes e representantes de instituições públicas e privadas, participam do 2º Encontro da Rede de Sementes do Acre, realizado nesta quinta (05) e sexta-feira (06), em Rio Branco. O evento tem como objetivo fortalecer a articulação entre os integrantes da rede, incentivar a troca de experiências e construir estratégias colaborativas para ampliar seu impacto na preservação ambiental, restauração ecológica e geração de renda sustentável no estado.

A programação inclui palestras e capacitações que abordam temas como legislação, técnicas sustentáveis, boas práticas no manejo de sementes nativas, além de estratégias para precificação e comercialização das sementes.

Para o diretor técnico do Sebrae no Acre, Kleber Campos, o mercado de sementes representa uma grande oportunidade de negócios no estado, especialmente diante da crescente demanda por iniciativas de recuperação de áreas degradadas, projetos de carbono neutro e reflorestamento.

“Nós estamos em um importante ecossistema, o bioma Amazônico. Esse encontro visa promover a reflexão sobre como podemos transformar todo esse potencial em negócios sustentáveis. O Sebrae contribui apontando possibilidades de empreendedorismo no segmento e apoiando na modelagem dos negócios por meio de capacitações, planos de negócios, planejamento estratégico, intercâmbios e acesso a mercados”, destacou Campos.

O Sebrae tem se destacado no incentivo à Bioeconomia no Acre, promovendo o uso de sementes florestais em iniciativas como viveiros, mudas, artesanato e reflorestamento.

Francinei Santos, gestor de Bioeconomia do Sebrae no Acre, ressaltou que a atuação conjunta das instituições tem possibilitado avanços significativos.

“O mapeamento e a formulação de estratégias fortalecem o potencial de negócios nesse segmento de sementes florestais. A Rede de Sementes integra todos os entes envolvidos e contribui diretamente para um ambiente de negócios mais estruturado”, afirmou Santos.

O evento é realizado em parceria entre o Governo do Acre, Funtac, Sema, Seict, Sebrae, FGV Europe, Conservação Internacional, Banco Mundial e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, evidenciando o compromisso coletivo em promover ações que aliam sustentabilidade e desenvolvimento econômico no Acre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A aprovação da homenagem pela Comissão de Honra e Mérito do TJAC foi unânime, reforçando o valor de sua contribuição ao estado.
O objetivo é garantir que a população receba informações cruciais em momentos de perigo, ajudando a salvar vidas.

O Instituto Nosso Rumo, banca contratada para ser responsável pelo concurso da Secretaria Estadual de Educação no Acre, se pronunciou sobre os problemas registrados no último domingo, dia 1º, que

A operação foi desencadeada em 20 dos 22 municípios do Estado, e baseou cerca de 170 militares nas cidades.
Sessão se insere no contexto da inauguração, no mês passado, do complexo portuário de Chancay, no Peru.

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) aprovou, nesta quarta-feira, 4, uma política afirmativa voltada ao acesso e à permanência de estudantes indígenas em seus cursos de graduação.

A Câmara Municipal de Rodrigues Alves sancionou nesta sexta-feira, 6, o Projeto de Lei Legislativo nº 08/2024, que concede aumento de vencimentos a determinadas categorias e institui o auxílio-alimentação aos

Os chefes de Estado do Mercosul e a representante da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, anunciaram, nesta sexta-feira (6), que foi firmado o acordo de livre comércio para redução

Não existem mais publicações para exibir.