Nesta semana, do dia 11 de agosto até o dia 16, a Prefeitura de Rodrigues Alves através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o atendimento itinerante nas comunidades, levando o atendimento que possui na zona urbana até as comunidades mais afastadas, como médicos, enfermeiros, serviço odontológico, vacinas, testes rápidos e também contou com a presença de um fisioterapeuta. Ao todo, foram 656 atendimentos realizados.
Segundo o secretário de saúde, Aluildo José Soares, o projeto itinerante do verão 2024 será divido em três etapas, levando dignidade para a população das comunidades. “Nós sabemos da importância que é ter o atendimento a essas comunidades, pois são comunidades distantes, de difícil acesso, e que muitas vezes nós só conseguimos chegar no verão. Esse ano, na edição 2024, vamos realizar esse denominado itinerante de verão em 3 etapas, nós já realizamos a primeira etapa, contemplando essas comunidades e futuramente, na próxima semana, estaremos com a segunda etapa, contemplando outras comunidades”, falou.
No total, o itinerante proporcionou 656 atendimentos para a população das comunidades: Os Três Bocas, Contorno, Gleba Paraná, Ramal do Pafe e Ramal da Bahia. “Sabemos da importância que é para essas comunidades a presença do serviço de saúde, e o Prefeito Jailson vem dando condições para que possamos realizar esses serviços. A gente sabe que não é fácil você estar se deslocando com equipamentos, com material para essas comunidades, mas a gente faz com muito gosto e levamos um pouco de dignidade para essas pessoas que tanto precisam”, destacou.
“A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo a sua parte, não está medindo esforços para que a gente possa estar levando esses atendimentos, sabemos que muitas das vezes as pessoas não podem ir até o atendimento, até a zona urbana, ou procurar um unidade, e aí levamos esse serviço até a comunidade. Então, é com muito prazer que a gente realiza esse serviço. E, dizer que estamos firmes e fortes fazendo o possível para que possamos dar atendimento de qualidade, com medicamentos, além da consulta do médico, quem necessita do remédio já sai com o medicamento, é um avanço para a gente poder estar contemplando essas pessoas,” continua explicando Aluildo.
O secretário também conta que, somente de atendimentos odontológicos para a população, foram 218, contando com limpezas dentárias, restauração e poucas extrações. “Uma coisa que chama muita atenção também é a questão do serviço odontológico, a gente conseguiu levar a unidade móvel com a cadeira odontológica, e ali foram realizadas também além da limpeza, da restauração do dente, poucas extrações. Ficamos felizes porque a gente pode estar ali auxiliando a comunidade a ter esse atendimento de qualidade e dignidade restaurada”, finalizou.