Desde a última sexta-feira, 29, moradores do Rio Amônia, incluindo indígenas Ashaninka, encontram peixes mortos no manancial, nas praias e barrancos. O Amônia deságua no Rio Juruá em frente ao município de Marechal.
“A Secretaria do Meio Ambiente designou uma equipe de Rio Branco para realizar a avaliação da qualidade da água no Rio Amônia, para que se possa ter dados mais precisos sobre a situação local. Há a previsão de que a equipe chegue ao município até esta terça-feira, 3, uma vez que será deslocada de avião, haja vista a dificuldade de deslocamento devido o nível das águas”, explicou a Sema.
O morador José Mendes, que fez o vídeo dos peixes mortos boiando, alertou a comunidade sobre a qualidade da água na região. Ele diz que a causa da morte dos peixes pode ser veneno, a temperatura da água ou o resultado de desmatamento.
É do Rio Amônia que o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) capta água e distribui para os moradores de Marechal Thaumaturgo, onde vivem 17 mil pessoas.
Por Sandra Assunção, Ac24horas
Redação jurua24horas