Semana Multidisciplinar da Escola Dom Henrique Ruth valoriza cultura regional e promove aprendizado prático

O projeto, que se estenderá por mais três dias, divide os alunos em equipes que participam de uma série de atividades educativas.

A Escola Dom Henrique Ruth, conhecida por suas iniciativas educativas inovadoras, está realizando uma semana multidisciplinar que envolve alunos, professores e a comunidade local. A atividade, que começou nesta terça-feira feira, foi marcada por exposições e práticas culturais que buscam aproximar os estudantes da realidade e história da região Norte. A gestora da escola, Raíssa Neri, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento cultural, científico e socioemocional dos alunos.

No primeiro dia, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de atividades que envolvem a produção tradicional de alimentos, como a tapioca. Para Cassiana Gomes, aluna do 2º ano, o evento foi uma chance de vivenciar a cultura local de forma prática: “É sair dos livros e ver na prática. A gente jogou a goma, virou, colocou a manteiga, o coco… É uma experiência muito rica”, afirmou. Cassiana relembrou sua primeira experiência em uma casa de farinha em 2019, mas destacou que foi a primeira vez que se envolveu diretamente com a produção da tapioca.

O projeto, que se estenderá por mais três dias, divide os alunos em equipes que participam de uma série de atividades educativas. Raíssa Neri explicou que o evento tem como objetivo principal permitir que os alunos coloquem em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. Além disso, a semana multidisciplinar abrange temas como a reciclagem, ervas medicinais, a cultura indígena, a história afro-brasileira e outros aspectos relevantes da cultura regional.

Nesta quarta-feira , as atividades terão foco nos esportes, com competições de futebol e vôlei de areia no SINTEAC . Na quinta-feira, será a vez da expressão artística, com apresentações de canto, música, teatro e dança no Teatro dos Náuas. A programação será encerrada na próxima semana, no Centro de Juventude, com competições de futsal.

Além das questões científicas e culturais, o evento também tem uma abordagem socioemocional. Segundo a gestora, muitos alunos nunca tiveram contato com elementos tradicionais da cultura local, como uma casa de farinha, e essa foi uma oportunidade única para conhecerem mais sobre as raízes da região Norte. “Temos trabalhado a questão indígena e africana com muita ênfase, buscando valorizar as culturas que fazem parte da história da nossa comunidade”, concluiu Raíssa.

A semana multidisciplinar na Escola Dom Henrique Ruth segue até o próximo dia 1º, proporcionando aos alunos uma experiência rica e diversificada que vai além do ensino tradicional.

jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu mais um alerta amarelo para todo o Estado. O aviso deve seguir até às 10 horas desta quinta-feira, 19. As chuvas devem ficar

Mudanças no cronograma incluem reaplicação das provas, envio de videoaulas até abril e resultado final previsto para julho.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Rio Branco emitiu uma Nota de Alerta sobre o aumento expressivo nos casos de Covid-19. O documento, elaborado pela Diretoria de Vigilância em

No entanto, não foram obtidas medições em Marechal Thaumaturgo.
Em resposta à situação, agentes de saúde têm realizado visitas diárias aos bairros, oferecendo orientações sobre como evitar criadouros do mosquito e o manejo correto de depósitos de água e
A ação, que atendeu tanto a ala masculina quanto a feminina, beneficiou 31 pessoas que não foram contempladas na primeira operação.
Com mais de 52 mil inscritos para disputar cerca de 3 mil vagas, o concurso é considerado um dos maiores já realizados no Estado.
A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (18) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário.
Não existem mais publicações para exibir.