Ícone do site Juruá 24 horas

Seminário em Marechal Thaumaturgo discutirá mudanças climáticas e sustentabilidade no Brasil

As mudanças climáticas estão no centro das discussões do seminário do projeto “Outras Florestas”, que acontece entre os dias 8 e 10 de outubro em Marechal Thaumaturgo, no Acre. O evento, idealizado pela ONG Contato com apoio da Fundação Banco do Brasil, busca promover o desenvolvimento sustentável em três regiões brasileiras: além de Marechal Thaumaturgo, Belo Horizonte (MG) e Moreré, na Ilha de Boipeba (BA), também participam do projeto.

O seminário discutirá as catástrofes climáticas que têm se intensificado em todo o mundo e apresentará os primeiros resultados de levantamentos socioambientais nas três regiões. No Acre, o foco será na construção de açudes para melhorar a segurança alimentar do povo indígena Ashaninka e das comunidades locais.

Vitor Santana, fundador da ONG Contato, ressalta a importância do projeto diante do cenário de queimadas no país: “É urgente que a sociedade civil e o governo encontrem novas soluções para os problemas ambientais do Brasil”. O seminário contará com a presença de diversas autoridades e especialistas, como André Ramos, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, além de lideranças indígenas e locais.

O evento será realizado no Instituto Yorenka Tasorentsi, referência internacional por unir conhecimentos tradicionais indígenas e técnicas modernas. A programação inclui debates sobre inclusão social, meio ambiente e o papel da cultura indígena no futuro do planeta.

Programação
Abertura: 8 de outubro, às 19h30.
Temas principais:

O seminário será encerrado com uma apresentação cultural e ritual Ashaninka, mostrando a conexão entre cultura e meio ambiente na luta por um futuro sustentável.

Sair da versão mobile