Senador Alan Rick coordena ações com ministros e autoridades para auxiliar vítimas das enchentes no Acre

Ajuda humanitária, pagamento conjunto das parcelas de março e abril do Bolsa Família e liberação do FGTS são algumas medidas emergenciais anunciadas.

Em um esforço coordenado para enfrentar a grave situação das cheias no Acre, o Senador Alan Rick (União-AC), que coordena a Bancada Federal do Acre, liderou uma importante reunião com figuras-chave do governo federal, incluindo o Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O encontro contou ainda com a presença da Defesa Civil Nacional e representantes dos Ministérios de Desenvolvimentos Social, do Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente, Defesa, Saúde e Caixa Econômica Federal.

Durante a reunião, o Senador Alan Rick fez um apelo por uma ação imediata e a liberação rápida de recursos para auxiliar as comunidades afetadas. Além disso, enfatizou a necessidade de envolvimento de outros ministérios. “Precisamos também do Ministério da Agricultura, porque muitas famílias das áreas rurais perderam toda a sua produção. Do Ministério dos Povos Indígenas e FUNAI, para socorrer as famílias das aldeias alagadas. E da Saúde, para enviar remédios, pois em alguns municípios a enchente levou os estoques embora”, explicou o Senador

O Ministro Waldez Góes assegurou que o reconhecimento do estado de emergência em todos os municípios acreanos já foi realizado, permitindo assim uma atuação emergencial coordenada entre os diversos ministérios para socorrer as cidades atingidas.

Alan Rick também abordou a importância de soluções a longo prazo para prevenir a recorrência desses desastres. “Solicitamos novamente a construção de casas populares nas partes altas dos municípios, para tirar as famílias das áreas alagadiças. Também precisamos limpar e urbanizar nossos principais rios e igarapés.”

Durante a reunião, Alan Rick fez contato com o Secretário de Obras do Estado, Ítalo Lopes, e solicitou celeridade com o projeto de revitalização e urbanização do Igarapé São Francisco, principal afluente do rio Acre, na capital.

Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente, destacou a busca por recursos, inclusive internacionais, para financiar ações de prevenção a eventos climáticos extremos, agravados pelas mudanças climáticas.

Sugerida pelo Deputado Federal Roberto Duarte, os parlamentares solicitaram ainda a liberação prioritária de emendas de transferência especial, visando um rápido alívio financeiro para os municípios mais afetados. A Caixa Econômica Federal anunciou medidas de apoio imediato aos cidadãos, incluindo a antecipação do pagamento do Bolsa Família de março e abril, que será feito de forma única em 15 de março para todos os beneficiários dos municípios atingidos. Trabalhadores de áreas afetadas também poderão fazer o saque do FGTS. Para isso, os municípios deverão informar quais são essas áreas. 

Ficou agendada para esta terça-feira, 27, às 9:00h (horário do Acre) uma reunião virtual entre a equipe técnica do MIDR e outros ministérios e representantes dos 17 municípios, para preenchimento dos planos de solicitação de ajuda humanitária, que permitem a liberação dos recursos para os municípios comprarem comida, água e outros itens de primeira necessidade para distribuir ao atingidos.

Participaram da reunião os Senadores Márcio Bittar e Petecão; os deputados federais, Coronel Ulysses, Roberto Duarte, Gerlen Diniz, Fábio Rueda e Antônia Lúcia; e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sublinhando a união e o comprometimento de todos para enfrentar os danos da alagação no Acre.

Redação Jurua24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Na tarde deste domingo, 15 de setembro, um grave acidente ocorreu na rodovia AC-405, nas proximidades do aeroporto de Cruzeiro do Sul. Segundo informações preliminares, o motociclista trafegava na contramão

Apesar da extensão da destruição, graças a uma atuação estratégica com a criação de aceiros e eliminação dos focos de incêndio, foi possível preservar aproximadamente 55 hectares da área florestal.
Já para a semana que se inicia, a tendência é de chuvas frequentes na região. A probabilidade de precipitação permanece alta, com chances variando entre 60% e 80% até a
Ao longo de 2024, o Brasil acumulou 180.137 focos de incêndio, representando 50,6% das queimadas na América do Sul.
A mobilização faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde para apoiar as autoridades locais e melhorar o atendimento à população
De acordo com a Polícia Federal, um dos detidos havia fugido da penitenciária de Cruzeiro do Sul e tinha condenação definitiva por tráfico de drogas.
É importante destacar que os participantes da consulta só podem votar uma vez, o que assegura maior credibilidade aos dados.

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) abriu nesta, sexta-feira, 13 de setembro, a consulta pública para a atualização da política de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Não existem mais publicações para exibir.