Juruá 24 horas

Simulado Pré-ENEM prepara estudantes do Ensino Médio de Cruzeiro do Sul para a prova em novembro

Nesta semana, estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de Cruzeiro do Sul participaram do simulado do Pré-ENEM Legal, evento que simulou as condições reais da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), previsto para ocorrer em novembro. As atividades envolveram alunos das escolas Professor Flodoardo Cabral, Craveiro Costa, Colégio Militar Dom Pedro II e da escola Rural Nazaré Santiago, na Vila São Pedro.

De acordo com Darlene Cavalcante, coordenadora do Ensino Médio em Cruzeiro do Sul pela Representação da Secretaria Estadual de Educação (RSEE), o simulado é uma das várias ações que foram realizadas ao longo do ano para preparar os estudantes para o exame. Entre as atividades desenvolvidas estiveram os aulões no Teatro dos Náuas, podcasts educativos e entrevistas. O simulado, em especial, teve como objetivo familiarizar os alunos com a rotina e o formato do ENEM.

“Ao longo desta semana, nós estivemos trabalhando o quarto simulado do Pré-ENEM Legal. O nosso objetivo maior é proporcionar intimidade com a prova, para que os alunos possam gerenciar suas emoções, administrar o tempo e se preparar para o que vão encontrar no dia do exame,” destacou Darlene Cavalcante.

No simulado, os estudantes se depararam com o caderno 1, contendo questões de Linguagens, Redação e Ciências Humanas, e o caderno 2, com Ciências da Natureza e Matemática. As provas foram aplicadas de forma a replicar as mesmas condições do ENEM, com duração de 5 horas e meia para a primeira etapa e 4 horas e meia para a segunda, permitindo que os alunos tivessem uma experiência realista.

A ação foi uma forma de ajudar os candidatos a se prepararem emocionalmente e academicamente, evitando o choque diante do volume de questões e da gestão do tempo no dia da prova. Darlene ressaltou que o simulado finaliza uma série de atividades intensas ao longo do ano que buscaram garantir que os alunos estejam o mais preparados possível para o ENEM.

A iniciativa faz parte do esforço da Secretaria Estadual de Educação para garantir que os alunos da rede pública tenham acesso a ferramentas de preparação, que contribuam para um bom desempenho no exame.

Jurua24horas

Sair da versão mobile