Estudantes do Instituto Federal do Acre (IFAC) em Cruzeiro do Sul estão enfrentando grandes dificuldades com o transporte público que os leva até a instituição de ensino. Com o campus localizado a mais de 10 km do centro da cidade, muitos alunos dependem exclusivamente do transporte coletivo para chegar à escola, mas relatam que a situação tem se tornado insustentável.
Atualmente, apenas um ônibus está fazendo a rota, o que é insuficiente para atender a demanda. Giovani Vieira de Souza Filho, aluno do curso de Agropecuária, expressou sua frustração com a situação. Segundo ele, o aumento do número de alunos, devido à abertura de um novo curso, agravou o problema, resultando em ônibus lotados e falta de segurança durante as viagens. “Os ônibus estão lotando muito rápido. Não tem ônibus suficiente para os alunos. A maioria dos alunos vão em pé sem segurança nenhuma, então os motoristas dirigem como se não estivessem carregando ninguém dentro do ônibus, como se estivesse carregando animais. A gente não tem segurança, às vezes não tem nem onde segurar direito e acaba caindo”, contou.
Giovani destacou que os alunos são obrigados a viajar em pé, sem segurança e sob calor intenso. “Hoje foi realmente humilhante, até para respirar estava difícil, com o calor e a quantidade de pessoas dentro do ônibus. Além de pagarmos para estudar, temos que passar por essa humilhação para chegar à escola e para voltar para casa. Isso tira a vontade de estudar”, desabafou.
O relato evidencia a necessidade urgente de melhorias no transporte público para atender adequadamente os estudantes do IFAC, garantindo um serviço digno e seguro para todos.
Redação Jurua24horas