Taxa de partos prematuros no AC está acima da média nacional e é uma das piores do país

Dados do Ministério da Saúde (MS) são de 2023, quando mais de 2 mil bebês nasceram antes da hora no estado.

No Acre, a taxa de partos prematuros em 2023 foi de quase 14%, número acima da média nacional, de 12%. Os dados são do Ministério da Saúde (MS).

Naquele ano, 2.010 bebês nasceram antes da hora no estado, que está entre os piores do país, perdendo apenas para Roraima (18%) e empatando com o Amazonas (14%).

Especialistas apontam questões geográficas, sociais e insuficiência da rede de atenção básica como fatores preponderantes para altos índices de prematuridade.

Deficiências na educação sexual para prevenir gestações indesejadas, ausência de políticas informativas sobre a importância do pré-natal e condições sanitárias e de alimentação também figuram como causas para a taxa elevada.

As principais possibilidades de complicações de um parto prematuro para o bebê são dificuldades respiratórias, imaturidade no sistema nervoso central e problemas cardíacos, gastrointestinais, de imunidade, oculares e auditivas.

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O edital, lançado para todas as regiões do país, contemplou no Acre, apenas a cidade de Rodrigues Alves, localizada no Vale do Juruá, foi selecionada.
O Tenente Rosenildo Pires, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, explica o que as autoridades podem fazer em relação à falta de profissionais de salvamento nos balneários
Ao longo de seus mandatos, o deputado Luiz Gonzaga foi incansável na luta pelo desenvolvimento econômico e social do Acre, em especial dos municípios do Vale do Juruá.
No primeiro momento, os militares perguntaram aos populares o que havia acontecido e onde o jovem havia afundado.
Dos 14 itens que compõem a cesta de alimentos, o café liderou o aumento, com alta de 16,86%, saindo de R$29,38, em média, para valores que giram em torno de
Praticamente todos os estados brasileiros e o Distrito Federal já divulgaram a agenda de pagamentos.
A medida afeta a tramitação processual e o cadastro de informações referentes a licitações e contratos.
De acordo com Mello, durante toda a semana entre os dias 12 e 18 de janeiro o Planeta Vermelho estará bastante visível no período da noite.
Não existem mais publicações para exibir.