Ícone do site Juruá 24 horas

Taynara Martins promete CNH social para 22 mil pessoas até o final do governo

Em entrevista ao jornalista Roberto Vaz, no Bar do Vaz, exibido pelo ac24horas, nesta quarta-feira, 18, a diretora-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC), Taynara Martins, fez um balanço das ações realizadas em 2024, destacando avanços na educação no trânsito, campanhas de conscientização e programas sociais como o CNH Social.

Questionada sobre como está se encerrando o ano de 2024, Taynara enfatizou as ações de educação no trânsito. “Só esse ano nós já alcançamos 180 mil pessoas no estado do Acre presencialmente. E a gente inovou através dos sites, das televisões, jornais, rádios e redes sociais. Também fizemos ações educativas nas escolas e nas ruas, além de utilizarmos outdoor e televisão para alcançar a população de forma mais ampla. Não esquecemos daquelas pessoas que estão mais distantes e ainda escutam rádio. Colocamos nossas propagandas e buscamos chegar até elas”, afirmou.

Sobre as campanhas de conscientização, Taynara lembrou da iniciativa que utilizou garrafas de bebida para representar acidentes. “Queríamos chamar a atenção para o crime de beber e dirigir. Colocamos dentro de uma garrafa de bebida a representação de um sinistro de trânsito, para conscientizar as pessoas de forma impactante”, afirmou.

Taynara destacou programas como o Detran Escola, voltado para pessoas com dificuldade de interpretação nas provas teóricas. “Temos uma pedagoga que ajuda essas pessoas, e muitas já conseguiram tirar habilitação através do programa. Isso vai além da cidadania, pois reduzimos o número de acidentes ao colocar mais motoristas habilitados e conscientes nas ruas”, afirmou.

Outro ponto abordado pela diretora do 

Detran foi o funcionamento do CNH Social, que oferece habilitação gratuita para pessoas de baixa renda. “O programa é totalmente gratuito e abrange todos os custos, desde as aulas na autoescola até exames médicos e toxicológicos. Em 2024, ampliamos as vagas de 2 mil para 5 mil, e até o fim da gestão Gladson Cameli, 22 mil pessoas serão beneficiadas”, ressaltou.

Durante a entrevista, a diretora de trânsito Taynara Martins detalhou a situação dos acidentes de trânsito em 2024. Ela destacou que, de um modo geral, o número de acidentes teve uma redução, mas isso não deve ser interpretado como uma falsa sensação de segurança. “Nós nunca vamos esconder os números reais para que não passe uma falsa sensação de segurança”, afirmou.

Segundo Taynara, com a intensificação da Lei Seca, os acidentes têm acontecido mais em horário diurno, especialmente durante o pico de tráfego. “Houve essa redução nos números de acidentes sem vítima, mas que são números que a gente não comemora, para não causar essa falsa sensação de segurança”, explicou

Contudo, a diretora lamentou o aumento de vítimas fatais, um problema que tem afetado o país inteiro. “O número de vítimas fatais, aumentou em todos os estados. No ano passado tivemos 83 vítimas fatais, e esse ano já tivemos 118 vítimas”, informou.

Para enfrentar esse cenário, Taynara revelou que, em 2025, a gestão irá focar em melhorias na engenharia de trânsito, com intervenções nas faixas de pedestre. “Nós colocaremos em parceria com a RBTrans, faremos faixas elevadas, todas bem iluminadas, com iluminação tanto embaixo quanto em cima, para tentar evitar o número de mortes com os pedestres”, declarou.

Apesar da redução geral no número de acidentes, a diretora enfatizou que o objetivo é zerar o número de vítimas fatais. “O nosso número aceitável é zero de vítimas fatais. Todo sinistro, todo acidente, pode ser evitado, seja com melhorias na infraestrutura ou na sinalização. Mas a maior causa de sinistros no nosso estado ainda é a imprudência”, encerrou.

Por Ac24horas 

Foto: Sérgio vale 

Sair da versão mobile