Neste domingo (6), as eleições municipais de 2024 foram motivo de festa antes mesmo da divulgação do resultado para o jovem autista Davi Pereira, de 17 anos. Ele compareceu à seção instalada na prefeitura de Rio Branco, com seu colar de quebra-cabeça, utilizado por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O jovem conta que ficou feliz de iniciar sua vida de eleitor. “É um prazer imenso estar por aqui, no primeiro voto. Eu fiquei tão confiante, bem neste dia. Eu achei que foi facílima [a votação] a expectativa era muito boa, porque eu nunca tinha votado”, disse animado.
Além da alegria por votar pela primeira vez e a satisfação por não ter dificuldades no processo de votação, Pereira destacou que o exercício do direito ao voto mostra que ele e outras pessoas que têm TEA podem participar da vida política.“Eu fiquei muito alegre, além de hoje ser meu primeiro voto, estou mostrando que eu tenho capacidade para a política”, afirma.
O jovem demonstra sua empolgação para as próximas eleições e fica emocionado de ir às urnas e demonstrar a importância de seu voto. “Nesse caso, já não vai ser o primeiro voto, vou votar na eleição presidencial. É um dos votos mais importantes porque mostra para o nosso país todo”, acrescenta.
Redação Jurua24horas