Ícone do site Juruá 24 horas

Tribunal de Justiça do Acre anuncia instalação de pontos de inclusão digital em aldeias indígenas na região do Juruá

Em uma visita recente às aldeias indígenas Puyanawa, em Mâncio Lima, e Kamanawa, em Cruzeiro do Sul, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, anunciou a instalação de dois Pontos de Inclusão Digital da Justiça (PidJus), um para cada comunidade.

A desembargadora fez o anúncio durante uma agenda que cumpria na região do Juruá, nos dias 23 e 24 de abril. O anúncio foi feito em meio a uma série de atividades com magistradas e magistrados em formação de mestrado pela Escola do Poder Judiciário (ESJUD), e com juízas e juízes de Direito substitutos que participavam de uma aula prática sobre direitos indígenas.

Os PidJus serão locais onde as comunidades indígenas Puyanawa e Kamanawa terão acesso a serviços e informações jurídicas por meio da tecnologia. Eles permitirão que os membros das comunidades possam realizar consultas processuais e outros serviços do Poder Judiciário, além de serviços do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Regional (TRT14) e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

Os indígenas receberam bem a novidade, compartilhando o quanto a visita da equipe do Poder Judiciário ajudou a compreender a realidade e os direitos deles. “O povo Kamanawa é a maior aldeia que nós temos. Ajudará muito termos esse serviço aqui”, disse Levir, presidente da Associação Geral do Povo Kone Kui.

O cacique Joel Ferreira expressou sua satisfação em receber a equipe do Poder Judiciário na Aldeia Puyanawa e de ter a aldeia beneficiada com o serviço do PidJus. No Acre, já foram instalados seis PidJus.

JURUA24HORAS

Sair da versão mobile