Juruá 24 horas

Uma criança de 6 anos dá entrada em UPA de Rio Branco com suspeita de varíola dos macacos

A Saúde está investigando o caso de uma criança de 6 anos que está com suspeita de estar com o vírus monkeypox, causador da doença conhecida popularmente como varíola dos macacos. Segundo a Secretaria de Saúde do Acre, a criança deu entrada na UPA da Sobral no início da noite de quinta-feira (4), apresentando erupções cutâneas na planta do pé esquerdo e lesão vesicular dolorosa.

A família relata ter tido contato com um amigo que retornou de São Paulo em evento religioso no município de Rio Branco e segue em isolamento domiciliar. A Sesacre destacou que o Acre não tem relatos de contatos sintomáticos.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira (Cievs) do estado e municipal seguem com busca, acompanhamento e investigação dos contactantes.

O estado do Acre segue com um caso positivo em Rio Branco, que já está de alta médica, e três casos suspeitos aguardando resultado, um em Cruzeiro do Sul e dois em Rio Branco.

Casos

 

No último dia 8, em nota, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou que dois dos três casos de imigrantes venezuelanos suspeitos para Monkeypox foram descartados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da Regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira (Cievs). O exame da criança, que é o filho do casal, seguem em análise.

No dia 29 de julho, uma família venezuelana procurou a UPA da Sobral, em Rio Branco com suspeita de varíola dos macacos. O pai, de 21 anos, a mãe, de 27, chegaram na unidade de saúde com o filho de 3 anos relatando que estavam com sintomas característicos da doença.

Sair da versão mobile