Vacinas da Covid-19 chegam a Cruzeiro do Sul, UBS oferecem teste e vacinação para toda a população

Marcelo Siqueira, secretário municipal de saúde, destacou que as doses irão atender toda a faixa vacinal.

Com o aumento de casos de Covid-19 no Estado do Acre, foram enviadas para a cidade de Cruzeiro do Sul, cerca de 500 doses. Nesta quarta-feira, 8, o município recebeu as vacinas de Covid-19, enviadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Governo do Estado do Acre em parceria com o Governo Federal. As vacinas são destinadas a reforçar a imunização de grupos prioritários e da população em geral, e as Unidades Básicas de Saúde oferecem testes diagnósticos e a vacina nos horários convencionais. 

Marcelo Siqueira, secretário municipal de saúde, destacou que as doses irão atender toda a faixa vacinal, com crianças a partir de seis meses, jovens, adultos e idosos. “A vacinação está disponível para toda a população. Nós também temos os testes de diagnóstico disponíveis nas unidades de saúde. Esse é um atendimento prioritário da secretaria neste momento. Houve um aumento no número de casos, e pedimos para que a população se vacine”, afirmou.

As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde em horários convencionais, com algumas unidades oferecendo atendimento integral e algumas no noturno. Além da vacinação, os postos (UBS) também oferecem testes de diagnóstico para reforçar o controle da doença.  O secretário fez um apelo à população. “É fundamental tomar as doses de reforço para proteger não só a si mesmo, mas também os mais vulneráveis ao nosso redor.”

Com um aumento de 300% nos casos de Covid-19 nos últimos seis meses,  e com o município registrando 31 casos confirmados e outros 70 em investigação, a vacinação volta a ser crucial para os acreanos. “Embora você acredite que terá sintomas leves, pode transmitir esse vírus para crianças, pessoas em tratamento de câncer, por exemplo, e gestantes, que podem evoluir para a forma grave da doença”, alertou o secretário.

O secretário destacou a importância e eficácia comprovada das vacinas, responsáveis por erradicar doenças como sarampo e poliomielite ao longo do tempo. “Vacinas salvam vidas, e é graças a elas que não temos mais doenças como sarampo, poliomielite e outras condições, que no passado eram muito frequentes, circulando ativamente em nossa sociedade”, concluiu.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O aumento expressivo no número de mortes e os casos de abandono do tratamento no Acre refletem desafios que vão além do atendimento médico
Cruzeiro do Sul se consolida como polo do Vale do Juruá, com 540 trabalhadores no setor de construção civil. Estudo destaca estabilidade e desafios para expansão econômica.
As ações incluíram monitoramento ambiental e suporte em missões relacionadas à proteção de comunidades indígenas, conforme informado pelas autoridades.
Para o representante das associações e cooperativas do Juruá, Francisco Arlindo Pinheiro, o compartilhamento de conhecimentos possibilitará a criação de uma federação do terceiro setor na região.
A imersão proporcionada em terras indígenas do estado é um dos motivos que fazem muitos turistas procurar o Acre como destino.
Com o forte impacto, Maria de Fátima sofreu sérias complicações no fígado e em um dos rins, além de apresentar hemorragia interna.
A elevação nos preços no Acre é atribuída a fatores como a alta carga tributária, custos logísticos
O vereador aproveitou a oportunidade para conversar com os moradores e ouvir as demandas da comunidade
Não existem mais publicações para exibir.