A Aldeia Puyanawa, através da Associação Agroextrativista Puyanawa Barão e Ipiranga, de início nesta segunda-feira (18), ao IV Festival Atsã Puyanawa, em Mâncio Lima.
Nizi Puyanawa vende comida no festival desde a sua primeira edição. Para ela, essa é uma oportunidade para os indígenas apresentarem e trabalharem a sua cultura, principalmente no que diz respeito a macaxeira. “A macaxeira é uma fonte de renda para nós. Meu esposo e todos os homens da aldeiam plantam macaxeira e tem várias coisas que você pode fazer com ela”, disse.
Já a dois anos o festival não acontecia por conta da pandemia de Covid-19, Nizi disse que foi triste parar esse período, mas que a expectativa para o festival 2022 é muito positiva. “Eu hoje me surpreendi, porque eu achei que pouca gente fosse vir, mas foi bombado. Não esperávamos tanto, nos surpreendeu”, destacou.
“Que as pessoas possam vir, possam se sentir bem. Independente de qualquer coisa servimos, o cacique sempre nos orienta a sermos atenciosos e é isso que importa”, explicou.