Detentor do recorde de trajetória mais rápida feita de bicicleta pelas capitais do Brasil, registrado no Livro dos Recordes do Ranking Brasil, Valdeni Pinheiro Alves, 43 anos, natural do município de Humaitá, no interior do Amazonas, iniciou no dia 1º de outubro a sexta volta de bicicleta pelo país.
Após passagem por Porto Velho, capital de Rondônia, ele chegou em Rio Branco, capital do Acre, onde vai promover ações do projeto social ‘Pão Solidário’, que tem como finalidade arrecadar doações para famílias carentes.
– Vou pedalar por todos os estados brasileiros em prol de arrecadar para famílias que precisam e repassar para as instituições e essas instituições repassarem para as famílias. As doações, contribuições têm uma conta para onde as pessoas podem repassar os valores. Essas valores serão repassados pra instituições que estão cadastradas. São mais de 27 instituições que vão receber por todo Brasil, em partes iguais de tudo o que for arrecadado. Tem as minhas redes sociais onde as pessoas podem acompanhar tudo que está sendo feito. As pessoas vão saber quais instituições serão beneficiadas. Vou pegando os nomes de todas elas até chegar na última capital – explica.
Para promover e chamar a atenção para o projeto, o ciclista vai realizar o ‘Pedal 24 horas’. Ele vai pedalar por 24 horas na Praça da Revolução, na capital acreana, a partir das 6h desta terça-feira (12). A intenção, além de receber doações em valores financeiros através das contas disponíveis, é também ter doações de brinquedos para serem destinados às crianças carentes de Rio Branco para “deixar mais alegre o Dia das Crianças”. Segundo ele, que é ajudante de produção quando não está pedalando pelo Brasil, as pausas durante o período do pedal serão apenas para as necessidades fisiológicas e alimentação.
– Já fiz cinco voltas aos Brasil, essa é a sexta. Fiz quatro participando do Livro dos Recordes. A primeira foi uma peregrinação, as outras quatro foi volta completa passando por todas as capitais, participando do Livro dos Recordes do Ranking Brasil, onde sou atual recordista em trajetória mais rápida feita de bicicleta nas capitais do Brasil (123 dias para percorrer 18.715 km). É uma aventura inexplicável. Só a gente mesmo sabe qual é a emoção de estar numa aventura dessas, principalmente numa aventura de conseguir algo pra fazer alguém feliz. O que eu fiz, essas trajetórias participando do Livro dos Recordes, foi pra ver a felicidade da minha mãe. Hoje ela tem o orgulho lá em casa de falar pras pessoas o que eu fiz pelo Brasil, de mostrar as minhas trajetórias – ressalta.
A primeira vez que Valdeni pedalou pelo país foi em 2008 para cumprir uma promessa. Desde então, tomou gosto ela aventura sobre duas rodas. Mesmo diante das dificuldades por conta da falta de apoio, ele garante que não desanima.