A associação faz parte de um processo de reconhecimento e fortalecimento da categoria. Os amantes de motos e esportes radicais criaram, no ultimo mês, a Associação Esportiva de Manobras Radicais de Cruzeiro do Sul (AEMR -CZS), a primeira do Acre.
A diretoria constituída por um conselho de nove pessoas foi montada no dia 16/05. A instituição tem como presidente o autônomo Mequisedeque que também é um apreciador do esporte radical sobre duas rodas.
Segundo o presidente, apesar de ter completado apenas um mês, a associação já representa mais de 200 praticantes de esportes entre motoqueiros e ciclistas.
A associação nasce com o objetivo de conscientizar boa parte da população que o esporte radical sobre duas rodas não é coisa de arruaceiro. “A associação foi montada. A ata foi registrada em cartório, tudo direitinho para mostrar a população que manobras radicais é coisa séria. A população precisa parar de ver os motoqueiros como arruaceiros, baderneiros. Somos cumpridores da lei, e hoje conseguimos um espaço para a prática do esporte, que é no estacionamento do teatro dos Náuas, local que atrai dezenas de pessoas todo final de semana”, contou o presidente.
Com a associação criada e a categoria organizada a luta segue em busca de um espaço oficial para a prática das manobras. “Vamos lutar agora pela conquista de uma área, a criação de uma arena para a prática de esportes radicais como tem na capital Rio Branco. Nossa luta é justa e vamos em busca”, enfatizou Mequisedeque.
A AEMR -CZS já articula também, junto a administração pública, para que seja instituída a “Semana do Ciclista” em Cruzeiro do Sul. Ainda de acordo com o presidente da associação o projeto já passou pela câmara de vereadores e aguarda o parecer do prefeito Zequinha Lima.